fbpx

Bordeaux – As duas margens

Bordeaux – As duas margens

Bordeaux continua sendo o assunto desse mês, e por isso vamos ampliar o nosso conhecimento sobre essa região e os seus vinhos, é claro!

A divisão das subregiões de Bordeaux deixa bem claro que são áreas com microclimas, solos e adaptações diferentes, e como consequência as uvas também são diferentes. Na Margem Esquerda por exemplo, a Cabernet Sauvignon tem uma melhor adaptação, e a Merlot apenas faz o complemento para o corte, apesar de está ganhando grande volume de plantio nos últimos anos. Já na Margem direita a Merlot reina tendo a Cabernet Franc como a sua casta secundária.

Outra diferença bem perceptível é o tamanho das propriedades. Normalmente na margem esquerda são enormes com 50 – 80 hectares. Propriedades dignas do nome Chateau, pois muitas são enormes e com torres, famílias tradicionais e ricas ou empresas milionárias do mundo do vinho. Enquanto na margem direita o habitual são propriedades com 5 hectares, sendo exceção aquelas que tem 20 ou 30 hectares. Mesmo assim é na margem direita que se concentram os Chateau mais renomeados. As propriedades muitas vezes são de locais que vivem e sobrevivem de seus vinhos. Mesmo assim, a margem direita tem estado de olhos abertos quanto a percepção do mundo em relação aos vinhos da margem direita. Por isso, é comum vermos hoje um esforço grande de proprietários da margem esquerda lutando para que seus vinhos sejam bem classificados por críticos e revistas renomeadas.

‘Na margem direita, podemos tratar um vinhedo como um jardim; propriedades são pequenos. Na margem esquerda, eles são maiores, mas eu tento ser mais preciso na vinha em termos de maturação, embora não tanto quanto sobre amadurecidas no Merlot. O risco de sobre amadurecidas no Cabernet Sauvignon  não é nada; Eu nunca encontrei um Cabernet maduro. Então eu tento empurrar a maturação. Tenho um grande respeito para o terroir da margem esquerda; Eu só quero ficar com a melhor expressão do terroir.

Boüard/ Château La Fleur em entrevista para Decanter Magazine.

bordeaux AC

Existem muitas outras diferenças entre os dois lados da margem e iremos abordar em outros posts falando especificamente de cada lado.

Assista aos vídeos sobre Bordeaux no meu canal do Youtube e fique por dentro de tudo: