fbpx

Bordeaux e seus vinhos + Vídeo

Bordeaux e seus vinhos + Vídeo

Bordeaux! Bordeaux! Bordeaux! Como é lindo falar esse nome e melhor ainda beber os seus vinhos!

Preparei um vídeo com uma rápida explicação da região de Bordeaux na França, que você pode acompanhar clicando no link abaixo. E também deixo aqui mais alguns detalhes sobre essa incrível região.

Bordeaux é famosa por seus vinhos tintos, brancos e doces. Cada sub-região apresenta características climáticas e solos diferentes, sendo assim, a adaptação das uvas são diferentes em cada área.

É grande a variedade de uvas permitidas em Bordeaux, alguns autores de grandes livros de vinhos confirmam que chegam a 13 castas. Mas são menos da metade as que se destacam por aí. Então ficamos com a Cabernet Sauvignon, na região mais próxima ao oceano e onde o solo apresenta mais carvalho, e a Merlot na região mais central com solos mais argilosos. Também devemos lembrar que as castas brancas como Semillion e a Sauvignon Blanc desempenham um grande trabalho com seus vinhos doces e secos. Iremos falar de cada uma dessas castas quando falarmos de cada região.

Bordeaux é a maior AC da França e metade de todos os vinhos produzidos na região qualifica-se para a sua denominação mais humilde, simples AC Bordeaux, cuja qualidade varia de vinho tinto insípido para vinhos com bastante idade e carvalho, engarrafados por indivíduos conscientes quanto a qualidade. A produção total é de cerca de 900 milhões de garrafas por ano, superando todas as outras regiões vinícolas francesas, exceto Languedoc-Roussillon. Os vinhos tintos são mais numerosos branco por cerca de 10 para um.

A produção da maioria das melhores vinícolas desses Appellations, usualmente chamadas châteaux, não é apenas de boa qualidade e de longa duração, mas também disponível em quantidades muito maiores do que outros vinhos mais elitizados. Não é à toa que o mundo já ouviu falar de Châteaux Lafite, Mouton Rothschild, Latour, Margaux e Haut-Brion, os famosos cinco “primier crus ‘na primeira divisão do famoso 1855 classificação. Falo disso em um dos vídeos. Acompanhe a série toda!

Mas não é só de maravilhas que vive Bordeaux, sua agricultura é dominada por quase tudo de vinhas cuidadosamente cuidadas, com uvas de alta qualidade e que custam uma fortuna. E a atual realidade é um número significativo de vinhas que já não pertencem a moradores locais, mas sim as companhias de seguros, bancos ou proprietários ausentes com base em Xangai, Tóquio, Paris, Nova York e em outros lugares. Então, aqui se perde bastante a “história do vinho”. E passa a ser um produto 100% comercial, ou seja, focado no interesse do mercado.  E aí faço a pergunta:

Será que realmente esse vinho realmente representa o terroir de Bordeaux ou é apenas um vinho comercialmente vendável? Mesmo que custe algumas centenas de euros? 

Ate realmente descobrirmos a “verdade” sobre Bordeaux, vamos bebendo e comemorando os seus maravilhosos vinhos! Espero que vocês gostem dessa série de vídeos que estou preparando sobre essa região. E se você ainda não está inscrito no meu canal do Youtube é só clicar em AQUI e passar a assistir todos os vídeos em primeira mão.