fbpx

Domaine du Salvard Cheverny na Minha Taça!

Domaine du Salvard Cheverny na Minha Taça!

Domaine du Salvard Cheverny é o vinho de hoje para irmos nos despedindo do verão… E que venha a temporada de tintos encorpados e estruturados! Mas hoje ainda falamos desse vinho branco leve, fresco e perfeito para dias quentes.

Em um domingo de sol escaldante, praias lotadas e cidade cheia de turistas, achei como melhor opção ir para um bom restaurante comer um bom peixe e tomar um belo vinho. E foi aí que veio a escolha do vinho de hoje. O francês Cheverny já é um queridinho da minha adega, já postei algumas vezes no meu Instagram, e acho perfeito para esses dias quentes e se a ideia é tomar um vinho fácil. Com um corte de 75% Sauvignon Blanc e 25% Chardonnay, posso dizer que está de perfeito acordo com a minha fase em amor profundo com o Sauvignon Blanc.

cheverny 02

Um vinho da região do Loire, que por característica da região tem um clima continental, o que proporciona uma fruta mais cítrica, fresco e mineral. Perfeito para um dia de verão! E ainda mais com a dica do dia que era lagosta. Esse vinho pede frutos do mar, pede camarões, ostras, peixes e ervas.

“Cor verdeal cristalina. Muito focado no nariz com cítricos, ervas frescas (funcho) e esfumaçado. Leve, com conjunto guiado pela mineralidade, persistente.”

O vinho tem como característica um leve período em contato com as lías (leveduras) o que proporciona um pouco mais de estrutura, podendo assim “descartar” o carvalho e permanecendo o frescor do vinho. Quem nunca provou um Cheverny e gosta de vinhos brancos leves e frescos sem dúvida, essa é a dica de hoje. Produtores existem milhares, mas as características dessa AOC é sempre frescor, frutas e mineralidade.

E agora começa a temporada dos vinhos tintos… Quero dizer dos grandes e encorpados vinhos tintos que evito na época de muito calor. Mas se surgirem dias de verão no inverno brasileiro, eu voltarei com outras taças de brancos por aqui! Até a próxima!