fbpx

Vinho com defeito? Sim, eles existem…

Vinho com defeito?  Sim, eles existem…

Se tem uma coisa que me incomoda é a confusão entre vinho com defeito e vinho que as pessoas não gostam. Deu para entender a diferença?! Vou explicar porque não é tão simples como parece! Tá vendo essa foto aí em cima? Pois é, parece que as duas rolhas apresentam um problema aí, mas na verdade a rolha (direita) que apresenta somente um leve vazamento pode não ser um problema e o vinho está perfeito. Já com a rolha do lado esquerdo fica bem complicado, porque fungos e bactérias passam cheiro e gosto muito rapidamente ao vinho…

NÃO GOSTAR NÃO É DEFEITO!

Um vinho com defeito é realmente algo perceptível por mais de uma pessoa, pode ser rolha, oxidação, vazamento do vinho, calor em excesso… O que se percebe são colorações diferentes, sabores desagradáveis e intragáveis muitas vezes. Mas isso não tem nada a ver com você gostar ou não de um produto. Um exemplo: você não come “escargot” e nem por isso todos os restaurantes quando servem esse “delicioso bichinho” está servindo algo com defeito, entendeu?! Uma coisa é você não gostar de um caracol gosmento para comer e outra é realmente o produto está estragado. 

Eu sou a rainha de perceber vinhos com defeitos. De longe na loja da minha família eu fico analisando os vinhos mais antigos e suas rolhas… São rolhas estufadas, rolhas baixas, vazamento… Sim, isso acontece nas melhores lojas porque esses produtos sofrem muito estresse entre tantas viagens até chegar ao destino final. Mesmo que mantenhamos tudo em temperatura adequada e constante, sem luz e sem som, mas acontece. Não com frequência, mas pode acontecer.

Essa semana aconteceu um caso interessante, eu estava escolhendo um branco francês para tomar em casa em uma noite quente, e me deparo com um chardonnay da Borgonha que a cor parecia estranha. Só de olhar a garrafa (que é verde) eu percebi que o vinho estava estranho… Levantei a garrafa do seu cômodo local no carrinho de exposição e lá estava ele realmente apresentando uma coloração mais amarelada que de costume. Peguei uma segunda garrafa do mesmo produto e tirei uma foto para comparar os dois e mostrar para vocês a diferença.

vinho defeito 01

Conseguiram perceber os 7 erros? Ok, não são 7 erros, mas alguns… Vou numerá-los.

COR

A coloração não é a mesma, mas aí como você sabe se um está bom? Em uma loja compare com outra garrafa do mesmo produto. Exatamente como fiz nessa foto. Ok, você não precisa colocar uma folha de papel branca atrás e tirar foto. Mas apenas coloque as duas garrafas contra a luz e verifique se estão próximas em tonalidade. Importante lembrar que devem ser produtos da mesma safra. E também fazemos isso quando percebemos que algo não nos agrada na garrafa. Os brancos com garrafas 100% transparente que apresentam um vinho límpido e brilhante estão dispensados dessa etapa.

QUANTIDADE

O segundo passo é analisar o nível de líquido dentro da garrafa. Compare mais uma vez com outra garrafa igual, não vale de outro produtor pois as garrafas podem apresentar pequenas mudanças de formato. O nível de líquido dentro deve está igual das duas garrafas, se uma apresentar menos vinho é porque vazou ou evaporou… Ou seja, defeito.

LACRE E ROLHA

Se for vinho de rolha, dê uma analisada nessa área da garrafa. Dependendo da qualidade da rolha pode acontecer vazamentos, e é por isso que muitas vezes eu prefiro a rosca! Muito melhor uma rosca bem vedada que uma rolha sintética de má qualidade. Olhe só como percebemos nessa foto que aconteceu um vazamento desse vinho.

 vinho defeito 02

Resíduos. Isso nem sempre é defeito e deve ter muita gente explicando isso errado por aí, porque a quantidade de pessoas que chegam achando que isso é defeito é incrível! Normal vinhos que ficaram em contato com as lias (leveduras) ou mesmo com as cascas por muito tempo e não sofreram filtração apresentarem borras. E normalmente essas borras são mais amargas e por isso decantamos um vinho para evitar que cheguem as taças. Mas se o seu vinho apresenta outro tipo de resíduo então pode ser defeito. Pergunte ao sommelier do estabelecimento se para aquele vinho é normal apresentar borras e leve o vinho com confiança de que não “morreu”. Acontece! Olha esse vinho que tomei dias atrás… Maravilhoso! Um francesinho do Loire, que apresentava borras porque teve um leve estágio com as lias durante sua maturação.  O vinho estava perfeito e maravilhoso!

vinho defeito 04

Eu fiz um vídeo sobre defeitos dos vinhos no meu canal do Youtube há bastante tempo atrás, e se você quiser entender um pouco mais sobre os possíveis defeitos dos vinhos assista! Tenho certeza que irá de ajudar muito na hora de descobrir um vinho com defeito!