fbpx

O vinho preferido dos Somms!

O vinho preferido dos Somms!

O vinho preferido dos sommeliers… Você sabe qual é? É capaz que você irá se surpreender com o que vou escrever.

Todo iniciante no mundo do vinho começa pelos vinhos suaves, leves, meio-doces e meio-secos… De repente um dia experimenta um vinho chileno ou argentino tinto que lhe agrada. E quando percebe o vinho tem 14,5% volume de álcool, é tinto, encorpado. Ou seja, um vinho para “entendedor” mesmo! Eu diria que é nesse momento que a pessoa realmente está entrando para o mundo do vinho. E algumas pessoas ficam paradas nesse momento, eternamente – sem problemas, e existem aqueles que evoluem para alguns degraus mais acima.

Os vinhos argentinos e chilenos são realmente bons e já falei deles mil vezes por aqui, e claro que aqui uso esses como exemplo, mas diria que entram praticamente todos os países do Novo Mundo nessa lista. E cada país tem a sua exceção quanto essa “generalização” dos vinhos que faço aqui! Não é uma crítica, mas sim o estilo de vinho que se produzem. Além das características já citadas acima, encontramos um excesso de madeira muitas vezes nesses vinhos e frutas maduras. E é aí que agrada esse consumidor de vinho que está entrando no mundo do vinho.

Mas voltando ao vinho preferido do sommelier, temos que comentar que são anos de provas de vinhos, principalmente às cegas, harmonizações e fichas técnicas. E aí surge uma nova paixão. O vinho com suas “reais” características! Um vinho que mostra a fruta como ela realmente é, o terroir está dentro da taça. O vinho é limpo, claro e mostra o que o excesso de madeira, teor alcoolico muito alto e frutas extremamente maduras podem acobertar.

jean-trimbach-and-son-13-generation-wine-family-somm-film

E por isso se você assistir o filme SOMM – Into the botlle – irá perceber que quase todos os sommeliers citam a Riesling. A uva branca que se destaca na Alemanha, em um clima frio que não deixa a fruta ter uma maturação excessiva, mostra o seu potencial na taça! Muitas vezes até ignorada por muitos aqui no Brasil, mas realmente é uma excelente escolha para um dia de verão.

Outro vinho que se tem destacado e por anos foi o vinho indesejado, é o Beaujolais! Os “irmãos” bastardos dos Pinot da Borgonha começam a aparecer e fazer sucesso! Não estou falando do Beaujolais Nouveau que é bem diferente!

Alguns produtores afirmam que quando envelhecidos, sim existe Beaujolais com potencial de guarda, esses são facilmente confundidos com Pinot da Borgonha. 

Então esses são os queridinhos da vez! E na verdade, se assistirem ao filme perceberão que ninguém fala em vinhos que devem ser excessivamente caros! Isso realmente está ligado aos iniciantes no Mundo do Vinho, afinal representa “status”.

Não é preciso custar dezenas de reais ou euros para um vinho ser bom.

almaden riesling

Vou contar um fato ocorrido que reflete bem isso. Em uma degustação às cegas, um dos vinhos era o Almadén Riesling do grupo Miolo, e sem saber o rótulo os participantes tiveram que dar um preço ao vinho, e todos presentes deram um valor acima de R$ 100,00! Acreditem! Então muito mais que um rótulo, é o que a taça trás de características daquela uva que importa.  E existem muitas outras histórias de espumantes serem superior a Champagne e por aí vai!

Fica essa dica hoje aqui no site para vocês! Experimentem vinhos diferentes, rótulos diferentes, uvas não tão conhecidas. Saia da mesmice!