fbpx

Abrindo um espumante… Não é só tirar a rolha!!!

Abrindo um espumante… Não é só tirar a rolha!!!

Abrindo um espumante… Esse é o tema de hoje! Parece até fácil, mas me surpreendi quantas informações erradas são publicadas na internet. Infelizmente estamos “invadidos” de enófilos que colocam em prática sua paixão pelo vinho de forma errada.

Há 18 anos no mundo do vinho e já escutei muitas bobagens, e tenho certeza que irei seguir escutando. Afinal cada um fala e escreve o que quiser. Mas nós profissionais devemos sempre rebater esses erros e um deles foi essa semana quanto a abertura de espumante. O que é bem chato! Porque você ainda é surpreendido com perguntas do tipo: “Fulado fez assim, e você não acha que ele está certo? Eu achei super prático!” Infelizmente o fulado é um enófilo que coloca suas asinhas de fora em uma profissão que não domina.  Porque mais do que gostar de vinhos, é preciso muita prática, livros e estudos para desvendar o mundo do vinho.

FALANDO DO ESPUMANTE…

Vamos entender o que é um espumante, seja ele Champagne, Selkt, Prosecco ou mesmo brasileiro. Todos esses e os outros não citados são vinhos que possuem borbulhas (perlages) no interior da sua garrafa. Essas borbulhas estão sob uma pressão muito forte e por isso pedem cuidado no seu manuseio. Evite locais muito barulhentos, acredite garrafas soltam suas rolhas! Evite muito movimento para que as borbulhas fiquem calminhas lá dentro até que você abra a garrafa! Uma recomendação que aprendi em tempos de ABS (Associação Brasileira de Sommelier) é que devemos manter a garrafa quieta pelo menos 24 horas antes do serviço. Ou seja, se você for comprar um espumante não deixe para o dia, melhor se fizer isso um ou dois dias antes.

Parece até frescura, né? Mas não é! O espumante é uma bebida delicada! Pede todo o cuidado, e quanto mais especial mais delicado deve ser o tratamento para esse espumante. Infelizmente aqui entram os enófilos com suas técnicas mirabolantes de abertura de garrafa.

“Aprendi” essa semana – vídeo indicado por um amigo – que sacudindo a garrafa a rolha sai mais fácil.
E me pergunto? De onde ele tirou essa “técnica” nada profissional para ensinar? 

Não sei realmente de onde surge tanta criatividade! Só indico a todos, assim como falei com esse amigo que  prestem atenção com que “aprendem” por aí!

E foi por isso que gravei um vídeo explicando como abrir um garrafa. Já estava devendo há bastante tempo no canal e aqui está! Quando o espumante é mais especial ainda, eu costumo nem deixar fazer barulho algum. Mas dessa vez eu fiz da forma mais simples e sem mistérios! Assistam e não deixem de clicar em curtir e se inscreverem no canal!

 

PASSO A PASSO A ABERTURA DE UM ESPUMANTE:

  1. TIRE O PAPEL METÁLICO QUE FICA EM VOLTA – NORMALMENTE TEM UM LOCAL PARA SER PUXADO
  2. GIRE A GAIOLA DE METAL QUE SEGURA A ROLHA – MAIS OU MENOS 6 VOLTAS
  3. NESSE MOMENTO VOCÊ PODE ESCOLHER EM MANTER A GAIOLA E TIRAR A ROLHA COM ELA OU RETIRÁ-LA.
  4. SEMPRE MANTENHA O SEU DEDO / MÃO  EM CIMA DA ROLHA PARA EVITAR QUE ELA SAIA E A OUTRA MÃO NA BASE DA GARRAFA
  5. OPTE POR USAR UM GUARDANAPO PARA RETIRAR A ROLHA POR BAIXO OU COMO FAÇO NO VÍDEO SEM NADA.
  6. INCLINE A GARRAFA A 30 GRAUS APROXIMADAMENTE
  7. GIRE A GARRAFA LENTAMENTE, NUNCA GIRE A ROLHA DO ESPUMANTE.
  8. SIRVA AS TAÇAS COM UMA PEQUENA DOSE DE VINHO QUE IRÁ CONTROLAR AS BORBULHAS E A TEMPERATURA E VOLTE A SERVIR TODAS AS TAÇAS!