fbpx

Devolvendo Vinho no Restaurante

Devolvendo Vinho no Restaurante

Devolvendo vinho no restaurante é o tema de hoje! Irei repetir essa frase diversas vezes nesse texto porque é um daqueles momentos que ficamos chateados quando descobrimos o que está acontecendo por aí…

Infelizmente em um papo descontraído ontem com a proprietária de um excelente restaurante – não irei falar nomes – descubro que curiosos do mundo do vinho não sabem o que pedem nos restaurantes. Sim, estão devolvendo vinho no restaurante!

Ok, você deve está falando… Mas se o vinho é ruim, porque não posso devolver? A verdade é que se fosse essa a razão diríamos que esses curiosos estão certos, mas na verdade estão devolvendo vinho bom! Aqui mais do que curiosos, pois esses eu afirmo que normalmente esses perguntam ao sommelier da casa ou garçom como é o vinho, e se “aquilo” é normal, nós estamos falando dos ENOCHATOS! Aqueles que acham entender algo de vinho e na verdade não sabem nada, apenas gostam de aparecer na frente de amigos ou namorada.

Orange-vin-Čotar-Slovenien

Os vinhos laranjas são os vilões da vez! Acreditem! Pessoas estão pedindo vinho laranja no restaurante e devolvendo! Porque? “Aprendeu” que a cor de um vinho branco tem que ser quase transparente, “aprendeu” que os aromas são delicados, “aprendeu” que oxidação é defeito no vinho e “aprendeu” muito mais por aí… Mas a pegadinha está exatamente aí! Não estamos falando de um vinho branco qualquer, estamos falando de um vinho branco laranja! Um simples branco sem dúvida se encaixaria perfeitamente em todos esse “aprendizado”, mas o vinho laranja se exclui de todo esse estudo. Ele é o revoltado, foge das regras e brilha por si só! Entendeu?! Ainda não? Então assista esse pequeno vídeo que falo dos vinhos laranjas para você entender o pouco mais.

O Vinho Laranja é fora dos padrões e por isso não é vinho para amadores, curiosos e enochatos. É vinho para quem conhece de vinho ou realmente está interessado em aprender sobre vinhos. Na dúvida pergunte ao sommelier do restaurante se aquilo é um vinho laranja antes de descartá-lo! Tenha certeza que você não está sendo precipitado na sua opinião e decisão. Lembrando que não gostar de um vinho, não quer dizer que ele não esteja bom!

E é por isso que busco cada dia mais passar o meu conhecimento no mundo do vinho. Talvez assim, diminuímos os enochatos e aumentamos os bons apreciadores de vinhos por esse país!