fbpx

Dois Cabernet em um Minha Taça!

Dois Cabernet em um Minha Taça!

O tempo por aqui deu uma refrescada e logo senti vontade de compartilhar dois vinhos com vocês! São vinhos de estilos bem diferentes, países diferentes, propostas diferentes, preços diferentes! E o que eles têm em comum? A uva! Dois Cabernet Sauvignon que mostram o quanto os vinhos são diferentes!

O primeiro deles é um vinho que já conheço há muitos anos e sempre esteve presente na minha adega, mas que assumo que faziam bons anos que não abria uma garrafa. Porém, semana passada olhei para a garrafa e falei vou abrir “você”! E foi exatamente o que fiz!

Um vinho produzido por uma vinícola que respeito muito – Viña Alicia – da Argentina. Uma propriedade que conheço bem a família e por muitas vezes já tive a oportunidade de degustar seus vinhos acompanhados de explicações detalhadas dadas pelos próprios donos, Rodrigo Arizu e sua mãe Alicia Arizu, que é a esposa de Alberto Arizu da famosa Bodega Luigi Bosca. Vinhos preparados, equilibrados e com alta qualidade é o que se espera quando falamos desse sobrenome. E o vinho de hoje não seria diferente.

A garrafa dessa semana foi o Viña Alicia Paso de Piedra Cabernet Sauvignon 2010

Um vinho que está pronto! A coloração já mostra os anos de garrafa, os taninos estão macios e sem dúvida percebe-se a fruta bem madura proveniente de vinhedos com boa exposição solar e noites mais frescas. Eu diria que está no seu auge, e é exatamente o que diz a ficha técnica sugerindo 8 anos de guarda. Então essa dica não poderia deixar de passar para vocês! Busquem esse vinho e terão um bom exemplo de um vinho de guarda média já no seu momento ideal. Acho que no momento a safra no mercado é a 2011, mas a diferença é pouca e vale a pena! Esse é um vinho que está acima dos 120,00 reais, mas que por esse preço dificilmente você encontrá algo no mercado com 8 anos de guarda no seu ápice! Então é o momento de “investir”.

“Complexo no olfato com cassis, pimenta preta, alcaçuz, defumado e tom balsâmico. Muito estruturado, quente, os taninos são firmes, conjunto de positiva austeridade.”

 

O segundo é uma novidade para todos no mercado brasileiro, mas o produtor já é bem conhecido. Estou falando do vinho Aventura Cabernet Sauvignon – Caliterra 2015 que vem de terras chilenas.

Esse vinho chegou no mercado há alguns meses e já é sucesso. Eu experimentei e fiquei surpreendida com a qualidade desse Cabernet Sauvignon quando analisamos o preço do vinho – menos de 70,00 reais no mercado. E ao prová-lo encontramos um Cabernet ainda com taninos marcantes mas nada pesado. A coloração ainda bem jovem, afinal um vinho de 2015 de uma das uvas mais tânicas não poderia ser diferente. E se percebe bastante a fruta, sem excessos de madeira, exatamente como gosto. Não é um vinho para comprar e “esquecer” na adega, e sim para tomá-lo! Pode evoluir um pouco, mas diria que está perfeito no momento. Um bom exemplo da casta  e que voltarei a tomar em breve.

“Nariz de frutas negras tais como cassis e ameixa seguidas de violeta e aromas tostados. Na boca é mediano de corpo, equilibrado e expressivo, taninos perceptíveis e agradáveis em equilíbrio com a acidez. Final de boca frutado e médio.”

E esses foram os dois Cabernet Sauvignon que tomei por essas semanas e deixo aqui como sugestão para vocês.

PARA SABER MAIS DOS VINHOS QUE EU INDICO, ME SIGA NO MEU INSTAGRAM.

Vocês encontram esses vinhos no site da importadora Decanter.