fbpx

L’ulivo foi o restaurante da noite!

L’ulivo foi o restaurante da noite!

Há muito tempo eu não escrevia sobre os restaurantes que gosto, frequento ou mesmo estou conhecendo pela primeira vez. Mas alguns dias atrás conheci uma nova cozinha e achei que deveria compartilhar com todos vocês essa dica.

Conheci o L’ulivo Cucina e Vini – localizado em Copacabana – e posso dizer que surpreendeu! A casa inaugurada há menos de um ano já é sucesso e por isso sugiro que vá cedo evitando longas filas. Já está em todos os guias, dicas da cidade, etc… E eu não conhecia até então. 

O restaurante é de um italiano (leia-se: Romano) e a cozinha é chefiada por outro italiano de Abruzzo, essa foi a explicação que recebi no dia que conheci a casa. E os pratos que giram entre as mesas são bem fartos, bonitos e com ingredientes que se vêem de ótima qualidade. Lamento que eu fui sem muita fome, uma vez que tinha acabado de sair de uma feira gastronômica, mas missão dada tem que ser cumprida e vamos comer mais uma vez!

Entre entradinhas italianas tradicionais, pastas e risotto, eu optei por experimentar o Tonnarelli Cacio & Pepe  – masa artesanala com queijo pecorino e pimenta do reino.  Um prato simples mas que tem o seu valor quando bem feito. E minha amiga que me acompanhava pediu Bombolotti alla Carbonara – um rigatoni com panceta, ovos, queijo pecorino e pimenta do reino. Os pratos não demoraram a chegar e realmente surpreendem pela bonita apresentação com as cantinas italianas, e na primeira garfada posso dizer que fazia um bom tempo que não comia uma massa tão boa no Brasil. A massa estava al dente como eu gosto, e ficou perfeito com o cremoso pecorino. Eu posso dizer que mesmo sem fome não deixei nem um pouquinho no prato.

Nas garfadas seguintes tentei lembrar todos os grandes restaurantes renomeados por suas massas que estão em todos os Instagram dos “famosos” e custam uma pequena fortuna. E no final na minha humilde opinião só um supera, o “Trattoria do Rosário – que também é uma cantina “chefiada” por um italiano – em Brasília. Ainda lembro do prato que comi lá há bons anos atrás.

Vamos as observações finais. A casa tem um excelente carta de vinhos, boas opções em garrafa e também em taça. De vinhos medianos a mais especiais, também não se limita a vinhos italianos. E o preço praticado é honesto! O cardápio é bem variado, e precisarei de outras idas para provar muitas delícias que vi passando para as outras mesas. O preço em geral do restaurante é muito legal, afinal estamos falando de massa e risotto. O que indico é ir em mais pessoas para poderem pedir entradinhas e bruschettas, assim cada um come um pedacinho e ainda consegue jantar. Ou ir apenas para bater um papo e ficar nos petiscos sem pedir o prato principal. Fiquei querendo comer tudo, mas em duas pessoas que já tinham comido antes de ir não foi possível.

E deixo vocês por aqui e com água na boca! Já contando os dias para a minha próxima ida ao restaurante.