fbpx

Bordeaux enxerga o mundo e se adapta!

Bordeaux enxerga o mundo e se adapta!

Quando imaginei que iria escrever um título desses? Bordeaux enxerga o mundo e se adapta??? Logo “eles” que por séculos achavam que o mundo tinha que se adaptar a eles… Que o mundo precisava entender quem “eles” eram o correto. Vou explicar!

Bordeaux, assim como outras regiões da França, por séculos manteve leis rígidas sobre os seus vinhedos e vinhos. Nada de uvas no rótulo, afinal você tem que saber que uvas determinado Chateau faz seus vinhos. Você deve entender que eles não são um parque de diversão e por isso visitas não eram tão bem vindas, nada de wine tasting nas portas dos Chateaux! E imagina se a palavra aceitar profissionais estrangeiros, modernizar vinícolas e adaptar ao “paladar” do mundo estava em jogo, jamais! Mas nos últimos anos tudo parece ter mudado.

As mudanças não são drásticas, afinal ainda são orientados por um conselho e seguem as leis impostas há tempos. Mas chegou o momento em que competir com os modernos investidores do Novo Mundo foi necessário, França perdeu mercado internacional por anos, chegou a crise e muitos Chateaux foram vendidos.

Bordeaux investiu alto! Criou o museu La Cité du Vin, que é um espetáculo e obviamente atrai turistas do mundo todo! Proprietários investidores, mesmo que franceses, entenderam que a modernidade precisava ser implantada, e aí chegaram novas instalações, novas cubas de inox e novos profissionais. E percebemos essa mudança até mesmo nos rótulos clássicos por alguns mais divertidos e mais fáceis de serem lidos, respeitando a legislação.

“Dinheiro barato, novos proprietários e a busca de vinho perfeito estão impulsionando uma nova era dourada de investimento em vinhas centenárias de Bordeaux e suas vinícolas.” www.decanter.com

E por último o que me parecia tão improvável está começando a ganhar forças e sem dúvida colocará Bordeaux no topo novamente. Os proprietários dos grandes vinhos estão abrindo portas para turistas até mesmo com hospedagem. Alguns estão investindo em compra de casas ou outros Chateaux para transformar a região em um pólo turístico com hospedagem, degustações e jantares. Uma prática tão comum no Chile, Estados Unidos, Brasil e outros países até mesmo como a Itália e agora em Bordeaux. Quem nunca sonhou com esse momento?

“Restaurantes, salas de degustação e alojamento estão se tornando importantes fontes de negócios para grandes e pequenos produtores, segundo o presidente da CIVB, Allan Sichel.” www.decanter.com

 

Recentemente uma colega do mundo do vinho Keli Bergamo foi a Bordeaux e fez um roteiro bem legal ajudando quem deseja conhecer a região. Eu deixo aqui o link com dicas de como ela fez as reservas, visitas e até mesmo um aplicativo utilizado para as reservas nas vinícolas.

Parece que Bordeaux realmente está enxergando o mundo, assim como nós sempre os enxergamos! É o berço do vinho de qualidade, é a referencia para quem deseja ser um profissional, enólogos do mundo inteiro sonham em trabalhar e aprender técnicas bordalesas, enófilos sonham em tomar vinho em um Chateau olhando os vinhedos. E chegou esse momento, portas abertas para os estrangeiros e altas vendas de vinhos de Bordeaux!

Bem vindo ao mundo Bordeaux! Nós existimos e você precisa de nós, assim como nós de você!

 

 

Um comentário em “Bordeaux enxerga o mundo e se adapta!

Comentários estão encerrado.