fbpx

Tempranillo e seus diversos nomes!

Tempranillo e seus diversos nomes!

Tempranillo é a casta mais emblemática na Espanha. É responsável pelos principais e mais nobres vinhos das regiões de Rioja e Ribera del Duero. E com o passar dos anos essa casta tem ganhado o mundo!

Assim com outras uvas, a Tempranillo tem nomes diferentes dependendo da região mesmo na própria Espanha, é o caso da região de Ribera del Duero onde é conhecida como Tinta Fino.

Ainda na Espanha, na região de Navarra, Penedes ou Valdepeñas é rotulada como Cencibel. E esse nome constantemente é visto nos rótulos dessas regiões. O que causa sempre dúvidas na hora de comprar o vinho. Afinal como pode a mesma uva ter nomes tão diferentes?!

Mas os nomes não param por aí!!! Chegando em Portugal você encontra a Tempranillo batizada pelo nome de Tinta Roriz na região do Porto e no Alentejo como Aragonês.

A nossa sorte é que por terras latinas, como na Argentina por exemplo que já se produz bastante Tempranillo, essa casta vem com o nome de origem ibérico Tempranillo mesmo e tem ganhado destaque em terras brasileiras seus rótulos.

Essa uva como o nome já diz Tempranillo – temprano em espanhol ou cedo em português – deixa claro que é uma uva de maturação mais cedo, mesmo assim os resultados surpreendem quanto a coloração escura, taninos maduros e potencial de envelhecimento. E mesmo sendo de origem européia é muito “amiga” do carvalho americano, que é bem adaptado aos vinhos espanhóis.

Então o jeito é “decorar” os diversos nomes dessa uva e entender que mesmo em países diferentes, com estilos diferentes e nomes diferentes, o DNA é da Tempranillo.

Será que a Tempranillo é a dica para essa sexta-feira?