fbpx

Que vinho escolher para o Dia dos Namorados?

Que vinho escolher para o Dia dos Namorados?

Vinho para Dia dos Namorados, essa será a frase que mais vou escutar na próxima semana! Recebo muitas perguntas pessoalmente e também por email… Vou jantar com minha namorada, mas ela não gosta de vinho tinto. Vou fazer uma surpresa para minha esposa, mas quero um vinho memorável… Frases como essa complementam o enredo dessa data comemorada aqui no Brasil dia 12 de Junho. Então vou dar algumas dicas para ajudar a você escolher o vinho certo!

A primeira dica é saber que tipo de vinho você e sua namorada gostam. Tipo mais leve, mas encorpado, suave? Cada um tem um estilo diferente para vinho, nesse caso a solução é buscar um meio termo para agradar aos dois.

Se a ideia é um vinho tinto não tão estruturado e com taninos baixos, aqui sugiro ir em busca de vinhos tintos da uva Pinot Noir, Carmenére ou Merlot. Os vinhos produzidos com essas uvas costumam agradar bastante aos iniciantes no mundo do vinho porque não são rascantes, e os taninos são bem macios.

Se você quer impressionar com um grande vinho, então sugiro arriscar um nome emblemático que poderá marcar a relação de vocês para sempre! Um nome forte como Brunello di Montalcino, St. Emilion Cru Classé, Rioja Riserva… Vinhos que representam muito bem seus países e podem ser memoráveis. Mas lembre-se, esses vinhos normalmente são bem estruturados e alguns pedem bons anos de garrafa, por isso fique atento na hora de escolher a safra.

Na sua cidade faz muito calor e vinho tinto não é a escolha certa?! Então sem dúvida nenhuma, um espumante é o mais emblemático dos vinhos comemorativos. Querendo investir pouco, escolha um espumante brasileiro método tradional. Se a ideia é algo mais leve, então um Prosecco DOCG Extra Dry é uma excelente escolha, a sensação é mais leve e fica na categoria de demi-sec, apesar do nome sugerir que é “extra-seco”.

E se você deseja investir nessa data, um bom Champagne é a grande pedida. Peça sugestão na loja para sair dos Champagnes já badalados e busque um rótulo novo que represente esse dia para vocês. Existem centenas de produtores de uvas em Champagnes e excelentes rótulos no mercado!

E essas são as minhas dicas para o seu Dia dos Namorados!