fbpx

Minha Taça: Flor das Tecedeiras

Minha Taça: Flor das Tecedeiras

Mais um vinho para o Minha Taça! A escolha dessa semana foi o Flor de Tecedeiras do Douro safra 2014 que recebi da Winebrands Brasil alguns dias atrás. Os vinhos portugueses mudam bastante de uma região para outra e quando falamos de um vinho do Douro, certamente, esperamos um vinho de potencial! E não foi diferente com esse.

O vinho Flor de Tecedeiras é um clássico português! Castas tradicionais como Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Touriga Franca, Tinta Amarela fazem parte do corte. E mesmo sem passar por madeira, esse vinho é bem estruturado, encorpado e volumoso na boca. Percebemos notas delicadas de frutas negras, baunilha e um toque de mineralidade. O teor alcoólico não é dos mais baixos, aqui falamos em 14.3% e por isso recomendo apreciá-lo com uma boa refeição.

Na harmonização a primeira coisa que me veio na mente foram carnes estufadas, assadas e batatas. Para algo mais descontraído experimente uma massa e queijos, que foi exatamente o que eu fiz!

Mas voltando a falar um pouco mais do vinho, muitos me pedem detalhes do porque o vinho tem determinada característica. Então resolvi ser um pouco mais didática aqui e explico o porque um vinho tão estruturado e sem passar por madeira pode chegar aveludado e sem taninos agressivos na sua taça.

Nesse caso aqui, a vinícola se encontra na sub-região de cima Corgo, e suas vinhas estão nos famosos socalvos – aqueles degraus famosos dos Douro – então a uva consegue uma perfeita maturação porque aproveita a luz solar ao máximo, noites mais frescas e pouca chuva.

Sendo assim, uvas de excelente maturação, logo a colheita é feita por parcela, ou seja, o enólogo escolhe por lotes as uvas apropriadas para cada vinho. E resultado são vinhos que não precisam de excessos de madeira.

Eu gostei bastante do vinho! É daqueles bem honestos em qualidade, preço e que devemos sempre ter uma garrafa em nossa adega para uma noite no meio da semana.

Agradeço mais uma vez a Wine Brands Brasil por essa dica de vinho. Vocês encontram esse vinho no site deles AQUI.