fbpx

Na Minha Taça: Torcicoda Primitivo

Na Minha Taça: Torcicoda Primitivo

Como recebo perguntas e pedidos de dicas de Primitivo! A tão famosa casta italiana conhecida como Zinfandel nos Estados Unidos… Ta aí um bom Primitivo para você colocar na sua lista e apreciar! Um legítimo e potente vinho para acompanhar refeições ao estilo italiano de viver.

Abri esse vinho em um final de tarde no meio da semana. Assim que recebi essa garrafa da Wine Brands Brasil ficou empolgada para abri-la, mas precisava de um bom motivo. E eu inventei esse motivo, um dia friozinho, feriado por aqui e porque não abrir a garrafa? O resultado foi uma bomba! Positiva já vou logo avisando…

Sou uma fã de vinhos italianos e conhecer um rótulo novo sempre me deixa empolgada. E foi assim que abri o vinho.. Um Primitivo de Salento -Puglia, saindo um pouco da famosa região de Toscana e explorando um pouco mais que a Itália tem a oferecer! Eu já falei da Itália bastante nesse link aqui e falo um pouco da Puglia também.

Vamos falar do vinho! Uma bomba porque é isso que esperamos de um Primitivo! Um vinho encorpado, estruturado, elegante e com um toque mineral. O Torcicoda Primitivo da Tormaresca cumpre todos esses requisitos! É o vinho que vai pedir uma boa cozinha, assim como os melhores italianos. Invista em uma boa pasta com carne, ou assados ou mesmo lascas de Grana Padano bem fininhas e tostadas regadas com azeite e pimenta do reino. Nossa! É para ir aos céus e voltar!

O vinho apresenta uma coloração bem intensa rubi, ainda jovem e por isso toques violáceos se percebe ao apoiarmos a taça contra um fundo branco. No nariz é a vez das frutas vermelhas, baunilha e especiarias… Foi daí que tirei a harmonização com pimenta do reino. Na boca os taninos são potentes, mas o vinho é macio. Mostra que teve boa maturação da fruta e concentração de açúcar podendo ser bem trabalhado na fermentação longa e complexa. O vinho é demuito prazer na boca, pode apostar! Foi estagiado em barricas de carvalho francesa e húngaras e depois para chegar ao mercado já no seu ápice de apreciação, o vinho ficou por longos meses em garrafa na adega antes de ser comercializado. Uma prática bem comum nos grandes vinhos italianos.

OBS: o rótulo que está no site da WINEBRANDS é igual a foto do topo dessa matéria, mas o produto está com rótulo diferente no mercado, ok?!! Rótulos mudam sempre! Por isso coloquei as duas fotos aqui para vocês identificarem o vinho quando for comprar.