fbpx

Criando um prato Delirante!

Criando um prato Delirante!

Se tem uma coisa que gosto é comer bem! Mas comer com qualidade! Ingredientes de primeira e obviamente pratos que tenham mistura de textura, sabores e impacta na boca. E é exatamente buscando a junção de todas essas características que um chef passa horas na cozinha desenvolvendo um prato. Esse ano acompanhei a criação do prato do Restaurante Delírios  para o Festival Sabores de Cabo Frio – e hoje está entre os 3 melhores pratos do festival de 2017.

Foram quase 3 meses entre criações, tentativas, degustações e o festival. O primeiro passo foi escolher ingredientes que representassem a Região dos Lagos – RJ. O peixe namorado foi a escolha da proprietária e chef Corine, para ser servido com arroz cremoso, farofa, purê, mouseline… Bem aí foram semanas de prova, degustações e harmonizações.

Além é claro, de uma consultoria com o SEBRAE para entender melhor o que estava certo no seu “laboratório” e o que poderia melhorar, com presença de chefs inclusive para degustar o prato.

De todas as versões que comi não sei dizer qual gostei mais, mas tenho certeza que o Confit de limão siciliano é a única coisa que não abriria mão. Simplesmente amei!

O prato final escolhido foi o Namorado com semente de aroeira, arroz de cúrcuma, farofinha crocante de amêndoa e confit siciliano. O que posso dizer? Já comi duas vezes desde que começou o festival, e espero que o prato faça parte do menu definitivo do restaurante. 

E esse texto como diz o título é apenas para que todos valorizem os restaurantes, pois tem muito trabalho antes de um prato chegar a mesa!

Hoje será a final do Festival, e desejo sorte aos 3 finalistas! Todos os restaurantes são guerreiros em criar, inovar e agradar ao paladar de tantas pessoas.  E sem dúvida todos são merecedores de um prêmio.

3 FINALISTAS:

  • RESTAURANTE DELIRIOS: Namorado à sombra da aroeira
    • Namorado com semente de aroeira, arroz de cúrcuma, farofinha crocante de amêndoa e confit siciliano
  • RESTAURANTE ESCRITORIO DO CHEF: BENDITO CHEF
    • Creme de aipim com temperos da terra, peixe regional, camarão, purê de banana da terra, acompanhado com arroz de coco e chips de banana da terra.
  • FENIX STEAKHOUSE: Salmão à moda fênix
    • Salmão grelhado no azeite e alecrim feito na brasa, acompanhado com pesto de ervas e purê de batata cremosa