fbpx

Perguntas e respostas no mundo do vinho!

Perguntas e respostas no mundo do vinho!

Sempre recebo muitas perguntas sobre safra, madeira, preço de vinho, taninos… É uma infinidade de dúvidas sobre o mundo do vinho! Então resolvi responder de forma bem rápida as principias perguntas que me fizeram recentemente.

É a pontuação de um prêmio que deixa o vinho mais caro?

Depende! Não é somente uma premiação ou uma nota alta de um crítico que pode elevar o preço de um vinho! O preço do vinho pode subir por diversos fatores como: preço das terras de onde vem as uvas, legislação mais rígida da denominação, tipo de garrafa, rolha e rótulo, assim como impostos do país para importação e distribuição e por fim, as notas altas de premiações e críticos sem dúvida nenhuma fazem elevar o preço dos vinhos através de ações e especulações.

O que deixa o vinho mais tânico e encorpado é a barrica de madeira?

Também! Mas o vinho ganha tâninos mais marcantes pela variedade da uva, pois é da casca da uva que se extrai os tâninos. Então, uvas com cascas mais escuras e resistentes produzem vinhos mais tânicos enquanto uvas com cascas mais finas e claras não entram na classificação alta de intensidade. A madeira, no caso barricas de madeira podem contribuir para deixar o vinho ainda mais encorpado. Um exemplo disso são os brancos que não possuem tâninos, mas que estagiados em barricas ganham mais corpo e podem envelhecer por longos anos.

Você já tomou Vinho Azul?

Não! E sinceramente não tenho curiosidade. Lendo fichas técnicas de alguns vinhos desses, se percebe que é produzido com uvas de baixa qualidade e adicionado pigmentos índigos, além de açúcares. Sinceramente não me atraem! O que mais aprecio em um vinho é exatamente encontrar nele as características do terroir, da uva e ver a evolução da cor do vinho com os seus anos. Se nenhuma dessas características é perceptíveis em um vinho acredito que ele está fora do padrão de qualidade, então não tomo! Isso é apenas modismo talvez para novos consumidores.

Algumas dessas respostas e muitas outras eu também respondi, até com mais detalhes, em uma LIVE no Youtube e vocês podem conferir depois clicando abaixo.