fbpx

Pesqueira na Minha Taça

Pesqueira na Minha Taça

Sexta foi dia de petiscar e tomar um vinho! Bem estilo das “tapas” espanholas e um bom vinho tinto. Então, o escolhido da noite foi um espanhol exatamente para me remeter aos bares de Madrid, Alcalá ou mesmo Barcelona, apesar do vinho ser da Ribeira del Duero.

Pesqueira:

É um vinho bem tradicional e carrega um nome forte, de propriedade de  Alejandro Fernández  que possui no total 4 vinícolas. Vinhos em que a madeira tem um grande respeito pela fruta. Ao longo do tempo, os vinhos se tornam mais complexos e diferenciados sem perder seu caráter original; um fenômeno que tornou o nome Tinto Pesquera sinônimo de referência em vinho de Ribera del Duero

Característica do Vinho:

Crianza 2013 – legislação exige mínimo 12 meses de barrica de madeira e ainda que permaneça um tempo em garrafa para ser comercializado, chegando a um total de até 24 meses de envelhecimento. O Pesqueira permaneceu 18 meses na barrica e cumpriu o restante do tempo na garrafa como exige a lei.

A coloração com nuances já um granada escuro e nariz impactante. Na boca é elegante, madeira na medida certa, frutas negra, baunilha, pimenta do reino , sedoso e final persistente.

A guarda do vinho:

O vinho já se apresenta bem agradável com esses anos entre envelhecimento, garrafa e safra. Mas eu sinceramente acho que ainda está jovem e poderia facilmente permanecer na garrafa mais um tempo, adquirir mais aromas e chegar a um bouquet com mais especiarias, tostados e outras características olfativas que certamente irão surgir em um vinho dessa qualidade.

Harmonização:

Sem dúvida um vinho que pede uma bela comida. Pratos assados, cordeiro e outras carnes vermelhas. Fiz tudo ao contrário, optei por queijos e saladas frias. O que não prejudicou o vinho, mas também não agregou valor ao vinho. Não encaro isso com um problema, apenas uma opção de degustar um vinho independente da comida e saber diferenciar bem isso.

E essa foi a Minha Taça dessa semana! O Pesqueira é importado no Brasil pela Mistral e você acha no site deles em outras safras.