fbpx

Minha Taça: Um corte Uruguaio!

Minha Taça: Um corte Uruguaio!

Essa semana foi a vez de experimentar um vinho do Uruguai! Fazia tempo que não experimentava um Tannat dessas terras. O vinho escolhido foi o Alto de la Ballena Tannat, Merlot e Cabernet Franc. Um corte de 3 uvas que gosto bastante e foi muito bem escolhido!

Falando do vinho:

Quando recebi esse vinho importado pela Wine Brands Brasil já me agradou principalmente pela safra… Sabemos que a uva Tannat é bem tânica e a opção de alguns anos de garrafa ajudam que o vinho fique mais macio e equilibrado na boca. Para deixar o vinho ainda mais harmônico na sua análise, um corte de 35% de Merlot que é uma uva não muito tânica e trás mais delicadeza ao vinho, assim como os 15% de Cabernet Franc complementam dando mais aromas perfumados ao vinho.

Analisando o vinho:

Esse produtor tem uma excelente gama de vinhos, e mesmo esse degustado sendo um dos mais simples, mostrou excelente coloração rubi, nariz com frutas negras, ameixa e especiarias doces. Na boca os taninos são bem presentes, mas de forma educada e sem agredir o que é bem normal em Tannat, aparecem notas de frutas negras mais uma vez e me remeteu a geleia de cassis.

Harmonização:

Na harmonização sugiro comidas confortáveis da vovó… Sabe aquela carne assada com batatas? Ou mesmo uma boa polenta com molho de funghi e queijo.

Excelente pedida para o inverno que vem chegando no Brasil.