fbpx

Qual o seu vinho mais caro?

Qual o seu vinho mais caro?

Essa é uma pergunta clássica dos bebedores de vinho nas feiras de vinho! Ahhhh como me irrita! Não só a mim, mas a todos que estão trabalhando nas feiras, degustações e eventos de vinho. Porque será que essa pessoa quer saber qual o seu vinho mais caro?

Possibilidades:
  1. Estaria ele curioso em saber porque custa tanto? 
  2. Estaria ele curioso em saber como é o aroma e o sabor desse vinho?
  3. Estaria ele apenas interessado em uma foto ao lado da garrafa e postar na rede social dizendo que tomou?

Infelizmente a resposta mais próxima da realidade é exatamente a da pergunta número 3! Sim, a foto no Instagram vale muito mais do que entender o vinho… Afinal, vinhos caros são complexos, exigem conhecimento, entendimento do processo de vinificação, uvas, terroir, envelhecimento e muitos outros fatores. São tantas as razões e muitas vezes é preciso bastante conhecimento para decifrar ponto a ponto do vinho provado.

Então, você iniciante no mundo do vinho, experimente muitos vinhos antes, aprimore o seu paladar, o seu nariz e então avance para lances mais altos! Só assim você será capaz de realmente apreciar os vinhos “mais caros”.

Como então chegar lá?
  1. Participe do maior número possível de eventos de vinhos, como degustações e jantares harmonizados.
  2. Anote o nome do vinho e a safra depois. Peça para vê a garrafa e tire uma foto. Memorize o vinho.
  3. Cheire a taça diversas vezes antes de prová-lo. Então prove! E cheire novamente sua taça. 
  4. Pergunte mais detalhes do vinho como tempo em madeira, processo de fermentação… Assim você começará a associar todos os vinhos feitos pelo mesmo método a características específicas. 
  5. Faça visitas as vinícolas quando estiver viajando. E participe das degustações oferecidas no balcão.

E desejo que todos os leitores desse texto não sejam aqueles que chegam nos eventos esticando a taça e perguntando: Qual o seu vinho mais caro?