fbpx

Um vinho de Bierzo na Minha Taça!

Um vinho de Bierzo na Minha Taça!

A Espanha não é apenas Ribeira del Duero ou Rioja… As D.O. da Espanha vão muito além do que se encontra facilmente no mercado. Existem excelentes denominações menos conhecidas e com uvas também pouco apreciadas pelos brasileiros, mas que deveríamos colocar mais atenção. E foi com esse pensamento que nos 40 dias que estive na Espanha, fiz uma “limpa” em denominações e rótulos pouco conhecidos mas que trazem vinhos deliciosos.

O primeiro vinho dessa lista de degustações foi o Tilenus en Roble – D.O. Bierzo produzido com a uva Mencia. Vou passar as minhas impressões do vinho, mas antes explico um pouco da denominação e da uva.

D.O. Bierzo

Essa denominação está localizada bem ao noroeste da Espanha próximo a fronteira com Portugal, mas especificamente na Galícia. Lado a lado com Valdeorras que é outra D.O. incrível e sinceramente acho que poucos conhecem. Os vinhos de Bierzo são elegantes, refinados, sem excessos de madeira e também é conhecida como uma região no auge da moda. Pelos menos para eles! Já que no Brasil pouco falamos ou encontramos os seus vinhos.

Mencia

Essa é a casta emblemática da D.O. Bierzo. Você pode nunca ter ouvido falar dela por esse nome, mas talvez por Jaen como é conhecida em Portugal. Mencia pode proporcionar vinhos bem alcoólicos e acidez alta.

Vinho

Frutas vermelhas como morango e framboesa, elegante e fresco. Não se nota o álcool de 14%vol. e a safra está bem preparada.  Pesquisando nas informações técnicas, soube que foi um ano de pouca chuva, mas com picos de chuva já na temporada de colheita, o que proporcionou um vinho bem fresco. Lembrando que são vinhas entre 40 e 70 anos, ou seja, raízes bem profundas e capazes de capitar água e características incríveis. Além de uma colheita de apenas 5.000 kg/ha, mantendo assim o máximo da qualidade possível da uva em poucos cachos por planta.

O Tilenus Mencia Envejecido en Roble – passou um estágio de 12 meses em barrica francesa e apresenta assim uma equilíbrio maior, além de um potencial de ir algum tempos mais na garrafa. Experimentei a safra 2015 e facilmente diria que em 2020 esse vinho estaria muito agradável e no seu auge!

Esse vinho pertence ao grupo MGWines Group – e a Bodega se chama Estefania localizada em Bierzo, e esse mesmo grupo possui vinícolas em outras regiões.

Harmonização

Particularmente, eu aprecio esse tipo de vinho com petiscos. Não considero vinho para grandes refeições. Um vinho mais fresco, sem excesso de madeira e frutado me remete a queijos, frios e outras delícias… Eu optei por um queijo de cabra apenas. E amei a escolha!

Pontuações

E para quem gosta de pontuações, segue a avaliação da safra 2013 que provavelmente está apresentando seu melhor momento agora.

Vino Tilenus Roble 2013
92 puntos. Premios CIVAS 2017.Vino Tilenus Roble 2010
90 puntos. Robert Parker’s Wine Advocate.Vino Tilenus Roble 201008
91 puntos. Robert Parker’s Wine Advocate.