fbpx

Italianos Degustados – U.NI.VE.

Italianos Degustados – U.NI.VE.

Produtores de vinhos italianos participaram da feira Wine South America, que ocorreu recentemente. Alguns produtores em busca de importadora e outros já conhecidos no mercado brasileiro, porém em busca de uma melhor divulgação de seus vinhos e suas denominações.


No segundo dia de feira participei de uma degustação programada pelo U.NI.VE. – Unione Consorzi Vini Veneti D.O.C. – Um conhecimento mais amplo e informativo dos vinhos da região do Veneto e degustação dirigida pela enóloga brasileira Monica Rossetti, que por muito tempo foi a enóloga responsável pelos vinhos da Vinícola Lídio Carraro no Brasil. 



VINHOS DEGUSTADOS:

Prosecco Italiano La Gioiosa DOC Treviso NV

Produzido pelo método em tanque, apresenta aromas florais, cítricos e de frutas brancas. É seco, com boa e refrescante acidez. Ótimo para peixes grelhados e fritos, ou frutos do mar, como vôngole, ostras, camarões e lulas.

Zonin Pinot Grigio Friuli Aquileia DOC 2016

O Pinot Grigio Friuli Aquileia DOC é um vinho branco delicioso, leve e fresco, com um bouquet elegante. Tem sabor seco, picante e agradável, com aroma frutado, fino e recheado. Ideal com massas delicadas e pratos de arroz.

Maculan Vespaiolo 2016

Produzido 100% com a uva Vespaiolo que pouco conhecemos no Brasil. Esse vinho ostenta notas intensamente aromáticas de frutos de caroço maduros, mel e flor de laranjeira. Na boca é seco, com um agradável equilíbrio entre o seu paladar encorpado e acidez crocante.

Amarone della Valpolicela Zonin 2013

Exprime frutos vermelhos generosos, mas sem excesso nem exuberância, especialmente ameixas e bagas silvestres.  Na boca é macio, com taninos firmes mas aveludados, um corpo tridimensional, com um final longo e persistente que enfatiza a doçura da fruta e o poder expressivo do vinho.

E esses foram os vinhos que fizeram parte dessa deliciosa degustação realizada no stand do  U.NI.VE.  na Wine South America. Ocorreram diversas sessões durante toda a feira e sem dúvida uma excelente oportunidade para se conhecer alguns um pouco da cultura italiana que tanto ajudou na criação da cultura brasileira do vinho.