fbpx

Onde comer na Serra Gaúcha

Onde comer na Serra Gaúcha

Se tem uma coisa que combina com vinho é comida! Ahhh como combina! E quem é apaixonado por vinho certamente não dispensa uma boa gastronomia.

Foi exatamente o que fiz na última viagem a Serra Gaúcha! Escolhi conhecer locais novos e deliciosos para comer uma pizza ou mesmo um risotto, minha paixão. E claro, tudo acompanhando de bons vinhos. Deixo aqui a dica dos melhores momentos gastronômicos.

Comendo no Vale dos Vinhedos 

Na estrada principal do Vale dos Vinhedos começam a surgir novos restaurantes, bistrôs e a parada é obrigatória para apreciar uma boa comida e tomar uma boa taça de vinho brasileiro. E foi exatamente o que fiz! Escolhi alguns lugares e gostaria de ter mais tempo para ir em outros tantos… 

A primeira escolha foi a Vallontano Café Risoteria – e conforme o nome sugere o prato escolhido foi o risoto! E uma taça de vinho rosé para acompanhar… Atendimento excelente! Educados e solícitos.  A vista é um pequeno vinhedo de frente a varanda que faz todo um charme. Eu até tentei voltar de tanto que gostei, mas o horário é restrito ao almoço e não consegui encaixar na minha programação.


A segunda escolha foi devido o tempo curto que eu tinha. Como estava na Casa Valduga fazendo uma visita técnica, não pensei duas vezes em ir ao restaurante Maria Valduga, mas não fiquei! O local é lindo, mas trabalha com sistema de Trattoria e eu não queria muita comida… A indicação deles foi então eu ir a Casa da Madeira que ficava próximo e também faz parte do complexo Casa Valduga. 

O restaurante Casa da Madeira tranquilo, muito bonito e que tem a opção “la carte” para o almoço. Nada como um gnocchi de batata doce caseiro com molho al sugo! Simples e perfeito. Era isso que eu buscava… Mas uma vez amei o local. Senti falta de  variedade de vinhos em meia garrafas na carta, e como já tinha feito uma degustação optei por não pedir um garrafa grande.


Ainda na Estrada do Vale dos Vinhedos, em uma das noites, a escolha foi a Pizza entre Vinhos – localizada na parte inferior da famosa Trattoria Mamma Gema, que eu já conhecia e nessa viagem deixei de fora do pacote. A pizzaria funciona no turno da noite e costuma ficar bem cheia. Grupos grandes sugiro reserva antecipada. As pizzas são grandes para duas pessoas, mas é possível fazer dois sabores.  Os vinhos, escolha qualquer um que estiver exposto no salão. O atendimento é muito bom e sempre presentes na mesa quando necessário. Difícil de se ver esse atendimento na região sudeste do Brasil.


Já que estamos falando de pizza continuamos com mais uma dica boa de pizzaria! Dessa vez, já no centro de Bento Gonçalves, eu estou falando da Otto e Mezzo Pizza Verace, que fica localizada em uma rua bem residencial, mas fácil de achar… Você faz o pedido antes de entrar e sentar, se serve sozinho com as bebidas que estão todas a venda, saca-rolha e taças estão a disposição, mesas grandes conjuntas ou qualquer cantinho que puder sentar. Não tem garçom, você se serve! Você no final fala o que consumiu de bebida e eles confiam na sua palavra.  E a pizza? Bem isso é um caso a parte! Digo que fui duas vezes! E se tivesse mais um dia, repetiria mais uma vez… Massa que me lembra muito a Itália, servida em uma tábua de madeira, muito recheada e perfeita! Crocante e macia ao mesmo tempo…


Não terminei por aí! Mais uma casa para conhecer… Dessa vez a o restaurante Dona Carolina que pertence já a Garibaldi, mas são apenas alguns poucos kilometros de distância de Bento Gonçalves. Lindo restaurante todo em pedra localizado no Castello Benvenutti. Uma noite mais requintada e deliciosa. Na decoração uma videira seca dentro do restaurante é iluminada e faz todo um charme. Mais uma vez fui de risotto! E dessa vez li as dicas de algumas pessoas na internet. A dica era o de aspargos com cogumelos… Resultado? Maravilhoso! Voltaria para comer as entradinhas que deixei de lado por não aguentar mais comer nessa viagem…

E esses foram alguns dos locais que comi nessa última viagem a Serra Gaucha e deixo aqui como dica a todos. Espero que todos tenham ficado com vontade de pegar o primeiro vôo com destino a essa região para provar todas essas delícias!