fbpx

Sommelier ou Especialista em Vinhos?

Sommelier ou Especialista em Vinhos?

Qual a profissão que devo escolher?

Constantemente as pessoas me perguntam como ser um sommelier, pois desejam aprender mais sobre o mundo do vinho e trabalhar no mercado.

É exatamente nesse momento que surge uma pergunta a essa pessoa: O que você quer fazer? Trabalhar em um restaurante, montar cartas e harmonizações? Em uma loja ou uma importadora? Ou ser um instrutor em uma escola de vinhos?

A resposta da pessoa me direciona a respostas diferenciadas. Se o desejo é trabalhar realizando o serviço de vinhos e focar bem na harmonização, o passo ideal é o de sommelier. Mas se a ideia é trabalhar com compras, vendas ou mesmo “influencer digital” do vinho, aí você pode partir para a Especialização em Vinhos, sem se preocupar com a parte de serviços que é muito mais exigente no profissional sommelier.

O que se tem que levar em consideração é que ambos os caminhos necessitam de muita dedicação, estudo e investimento para seguir adiante. Não se aprende e se torna profissional em poucos meses, é preciso anos de estudo, eu diria que um bom profissional estuda o resto da vida. É necessário atualizações constantes.

Se você ainda não sabe o que fazer ou quer investir pouco para começar nesse mundo do vinho, mesmo que seja como enófilo – leia-se apreciador de vinhos – eu desenvolvi um curso de Conhecimento do Mundo do Vinho no qual são os primeiros passos para entender um pouco sobre o que é o vinho. Eu comecei assim, com pequenos cursos para ter certeza que era exatamente o que eu queria. Hoje com 20 anos de profissão não me imagino trabalhando com outra coisa.