fbpx

Viagem a Ribera del Duero D.O.

Viagem a Ribera del Duero D.O.

Bodega Arzuaga

Um dos programas preferidos dos enófilos é visitar vinícolas, conhecer as barricas e degustar bons vinhos… Diria que para os profissionais algumas dessas visitas se tornam repetitivas, mas sempre aprendemos alguma coisa a mais, e foi por isso que resolvi visitar alguns produtores na Ribera del Duero em um final de semana despretensioso.

O primeiro produtor na minha lista foi a Bodega Arzuaga, que está entre um dos grandes produtores da região, e que eu tenho o prazer de trabalhar no Brasil com seus vinhos. Inclusive antes da viagem havia feito uma degustação em São Paulo com seus vinhos, e tive o prazer de tomar um dos mais icônicos vinhos, o Gran Reserva Safra 2004.

No passeio a Bodega é possível conhecer boa parte da área de produção e a surpresa fica em saber que possuem 7.000 barricas de carvalho e as provas são feitas por até 5 enólogos constantemente uma a uma. Isso é incrível porque é realmente muito trabalho, e normalmente as vinícolas optam por provar barricas do início, meio e final, mas não todas!

No final da visita o grupo degusta 3 vinhos da Bodega com uma explicação breve de um dos enólogos.

Eu fiz mais registros da visita e produzi um vídeo para mostrar com mais detalhes.

Um comentário em “Viagem a Ribera del Duero D.O.

Comentários estão encerrado.