fbpx

Garnatxa da mais antiga vinícola do Priorato

Garnatxa da mais antiga vinícola do Priorato

“Desta vinícola vieram as primeiras garrafas de vinho Priorat, em 1878, a caminho da Exposição Universal de Paris. Os vinhos que ainda envelhecem hoje na antiga cava, do século XVII, abrem exclusivamente para visitas guiadas.”

Foi escutando um pouco da história que embarquei na sugestão do proprietário de uma loja de vinhos em Madrid. Comprei esse grande vinho por 40 Euros, que não é nada barato para os padrões de vinhos espanhóis. Porém, a proposta foi irresistível e eu estava em busca de um Garnacha ou Garnatxa (em catalão) para chamar de meu… E eu achei esse vinho, mesmo que ele divida a fama com a Carignan em seu corte.

As uvas

Os vinhedos estão plantados em “terrazas” com vinhas de mais de 65 anos, espaçamento grande, tipo “vaso” e sem deixar de comentar os solos licorella da região. E todos os anos se eligem as melhores vinhas para fermentação, separadamente de cada parcela, mantendo a expressão de cada uva durante a elaboração. Estamos falando de um vinho com 80% Garnacha e 20% Carignan.

A barrica

O estágio em barricas são de 18 meses de tamanhos diferentes para cada parcela de uva. A escolha da barrica é exatamente a hora que entra a arte do enólogo de perceber qual a necessidade para o seu vinho. O importante é a expressão do terroir. E pode variar de safra para safra…

O vinho

A cor ainda bem jovem cereja com traços violáceos, o que entrega um potencial de bons anos na garrafa pela frente. Mas o que impressiona mesmo ao tirar a rolha é o intenso aroma de frutas negras, ameixa e cassis, e também flores como a violeta. Além de um frescor certamente proveniente dos solos de licorella da região que deixa uma mineralidade bem olfativa. Na boca é untuoso, cheio, taninos maduros, frutas negras e finalizo dizendo que ele transborda a boca.

Que vinho! Esse ficou para a memória e merece muitas garrafas entre amigos e apreciadores de um bom vinho… Não é um vinho para amadores, nada de excessos de madeira ou mesmo leveduras que deixam traços padrões nos vinhos. Estamos falando de um vinho com expressão única.

Deixo aqui essa sugestão para aqueles que quiserem realmente provar um grande vinho espanhol, sem os rótulos mundialmente conhecidos ou mesmo preços exorbitantes. Mas corra atrás rápido! A hora que esse vinho ganhar o paladar de “famosos críticos”, o que se mostra é vinho para 3 dígitos em euros facilmente.