fbpx

PIN OU CONHECIMENTO?

PIN OU CONHECIMENTO?

O mundo do vinho é bem interessante! Temos pessoas interessadas em aprender apenas para degustar bons vinhos, existem aqueles que desejam trabalhar pelo glamour das redes sociais e ganhar vinhos de graça e obviamente existem os que querem transformar o mundo do vinho em uma profissão.

Não é correto dizer que pin ou conhecimento, afinal existem centenas de pessoas que adquirem o seus pins e são detentoras de alto conhecimento do mundo do vinho. Aqui eu me incluo, afinal tenho minha coleção guardada em casa e ostentada em momentos oportunos. Porém, é cada vez mais frequente o número de pessoas com pins e conhecimento raso com seus perfis nas redes sociais lotadas de seguidores.

A ideia não é julgar alguém ou uma instituição por aprovar esse tipo de pessoa, afinal o mundo do vinho muda todos os dias e os estudos nunca param para um profissional. Mas sim de tentar convencer que todos podemos ter pins, mas é preciso conhecimento! É preciso ser uma razão de orgulho para a instituição que te concedeu a honra de ser um sommelier ou especialista em vinhos.

É preciso estudar todos os dias, participar de degustações e muitas vezes deixar para trás teorias que até então era sua base e inovar. Tudo muda! Nós mudamos!

Se você é do time ainda não sei se quero ser um profissional e tem receio em investir alto nos melhores cursos, sugiro começar por opções online – aqui tenho os meus cursos – e também sugiro que participe de algumas degustações presenciais. É o princípio de tudo para ter certeza em que lado do vinho você quer estar, se é do lado que segura a garrafa ou do que é servido. Faça sua escolha já com um conhecimento básico no mundo dos vinhos para não perder dinheiro.