No final do mês passado aconteceu uma noite pra lá de especial! Depois de muita conversa, saiu um jantar regado a bons vinhos e boas companhias! E um seleto grupo participou dessa noite incrível! Entre todos, alguns membros da Confraria ENOFRATES!
A ideia não era uma comida gourmet, e muito menos formalidades… Apenas apreciar bons vinhos. E sem dúvida, que bons vinhos tivemos!!!
Começamos com um brinde do Espumante Brasileiro Lirica, e quando todos já estavam começamos uma degustação a seca, ou seja, somente pão e vinho!
O primeiro vinho foi o Lauhen da Terranoble 2007 – Chile, um top com 70% carmenere, e 30% divididos entre cabernet sauvignon, malbec e syrah. Um vinho que mostra extrutura mesmo tendo sua porcentagem maior em carmenere.
Após o segundo vinho, fomos a clássico Viña Alicia Malbec 2006, vinho argentino com ar europeu, na minha concepção. Encorpado, vinho para refeição, e um bouquet maravilhoso.
Logo após, fomos ao tão esperado Sassicaia 2009, um supertoscano, que merece muitas honras de ser apreciado! A garrafa do vinho, foi um presente do Marquês Nicolò, proprietário da vinícola, que tem uma linda Pousada a Fazendinha de Búzios, já falei dela aqui... E foi onde realizamos essa deliciosa noite entre poucos e seletos.
Eu tive a honra de ser convidada a abrir a garrafa e apreciar a primeira taça do vinho, antes mesmo que os convidados chegassem. O bouquet impressiona, a cor do vinho é perfeita e na boca enche de sabores e podemos dizer que são longos minutos de prazer.
Um momento único, e sem dúvida uma experiência que poucos terão a oportunidade de participar! O Marquês disse que nunca faz palestras, e desde que trabalha com seus vinhos no Brasil, é a primeira vez que ele pessoalmente faz uma pequena fala da sua história e da vinícola.
Não foi uma degustação formal, e nem programada com antecedência, apenas um encontro em sua pousada e assim, a felicidade de ter a sua presença entre nós!
Logo após, fomos servidos com deliciosas tortilhas de sabores variados, e servimos o vinho Caliterra Reserva Rosé do Chile, até que o jantar fosse servido.
No jantar, duas massas bem italianas, e a escolha foi do Vinho Saurus Pinot Noir da Argentina. Fácil de harmonizar e perfeito para pratos diferentes! E não terminou por aí… Logo um filé de frango ao Marsalla com salada mista para finalizar à noite, antes da sobremesa, é claro!
E fugindo um pouco dos vinhos, a sobremesa, pequenas tortilhas de frutas vermelhas e limão com o tradicional licor italiano Limoncello. Comi 3 de tão deliciosas que estavam!!!
Uma noite para lá de bonita! E o que ficou guardado de tudo isso? A experiência de tomar vinhos tão ícones com a companhia de pessoas tão agradáveis! E que venham muitas outras!!!
Agradecemos a Pousada Fazendinha de Búzios e toda sua equipe pelo lindo trabalho! E até a próxima!
Agradecemos também a todos que participaram, amigos, Confraria Enofrates, Helio e Maria Anholeti (proprietários da Empório Portofino), Danio Braga (Restaurante Sollar de Búzios) e Paulinho (Restaurante Empório São Benedito).
Pingback: Minha Taça com um Toscano de peso! | LAS CHICAS DE LA XAMPI