Barolo Flori na minha taça!

 

Vamos lá! Mais uma taça!!! Esse vinho foi legal ter tomado essa semana… Estava com um cliente que me perguntou o que eu achava desse Barolo, afinal o preço dele é bem interessante perto dos outros Barolos. E eu disse que era moderno, fresco e frutas silvestres bem intensas, que eram as características que lembrava desde a ultima vez que tomei. Então apreciá-lo mais uma vez essa semana fez eu perceber que é isso mesmo! A cor era um vermelho já a caminho do granada – se percebe bem na primeira foto – , na boca tem corpo, estrutura mas ao mesmo tempo encontro mais leveza que outros Barolos.  Um vinho que pede refeição! E logo pensei em uma massa com bastante manteiga de trufas… Um delícia!

Na ficha técnica diz em média 10 anos de guarda e estamos quase lá e achei realmente que está super equilibrado e pronto para ser apreciado, e quem quiser sim pode guardar um ano mais ou dois, ainda tem taninos para isso.

barolo02Me perdoem pelo rótulo todo enrugado! hahhaa… Foi um “acidente” na adega e ficou assim… A garrafa é numerada!! Olhem só!!!

Vou fazer um desabafo… Daqueles bem grandes!!! rsrsrrs… Sou casada com italiano, e nosso destino é sempre Itália como viagem, visitar família, comer bem e beber bem! Em uma das viagens que realizei, pegamos o carro e fomos para a casa da montanha – Abruzzo – e é impressionante como as lojas de conveniência das estradas vendem vinho. Mas um alerta! Encontrar vinhos como Barolo, Brunello e Amarone por preços insignificantes é impossível! Acredite que está sendo enganado! Acredite que esteja pagando por um rótulo e um produto possivelmente adulterado. As leis italianas são rígidas, tempos de barricas, castas permitidas para produzir certo vinho e comercializá-lo no tempo certo ainda existe! E isso deixa o vinho caro ao produzí-lo! Não se iluda com preços baixos, certamente você está levando “gato por lebre”.

Tips para iniciantes: A casta Nebbiolo sempre produz vinhos com taninos elevados, é uma casta da região de Piemonte na Itália e para os iniciantes somente com essa casta se pode produzir os famosos Barolos e Barbarescos que encontramos por aí.

VINHO: BAROLO FLORI / VINICOLA: ARALDICA / SAFRA: 2005 / PAÍS: ITÁLIA / IMPORTADORA: DECANTER