Uma noite mais que agradável! Deliciosamente perfeita!!! Serão muitas fotos porque tudo estava divino e não sei escolher qual a melhor foto pra expressar esse momento.
Antes de mais nada escolhemos o vinho, ou seja, a noite foi guiada pelo vinho. Por seu a “nossa” noite sem dúvida o vinho italiano foi a primeira aposta. E na mesma data do ano passado escolhemos o “irmão mais novo” dele. Então a escolha foi o Chianti Classico Rocca delle Macie. Lembram que falei do Galo Negro AQUI??? Pois é, esse é um dos vinhos que leva o famoso Gallo Nero.
Como não queríamos tomar muito, escolhemos um vinho para toda a noite, e mesmo sendo robusto demais para a entrada, não nos intimidamos. O vinho apresenta uma coloração rubi intensa, aromas de ameixa, cerejas, couro e taninos bem marcantes na boca. Um vinho de estrutura na boca mesmo, ao mesmo tempo estava macio e redondo.
Falamos um pouco do restaurante Apettito Bistrô, uma casa deliciosa que o proprietário é o chef e sempre tem pratos para lá de especial! Pedimos de entrar camarões que vieram marinados em um molho meio aácido, ervas e azeite. Uma delícia!!! E sem dúvida acompanhava um focaccia com sal grosso, feito na hora e bem crocante. Ok, o vinho não harmonizou, mas deixamos para o jantar!
Na hora de pedir os pratos nos focamos em algo que harmonizaria. O Gianni pediu o prato indicação do chef, um Tenedor com gnocchi ao funghi e pimenta. O que parecia divido na harmonização. E posso dizer que para um italiano dizer que há anos não comia um prato tão bom que remetesse as suas origens, é porque estava bom mesmo!
Eu já tenho um probleminha com a harmonização, uma vez que não como carne vermelha fica bem difícil chegar ao TOP daharmonização. Mas investi em um risoto de funghi com camarões (combinação que ainda não tinha provado) e acertei! O risoto teve estrutrura para acompanhar o vinho. Amei e fica a dica para quem não come carne comigo. Posso dizer que o risoto estava no ponto perfeito, tipo mais durinho e nada de grãos estourados… Eles servem ainda na panela, finalizando no prato. Minha sogra na Itália costuma fazer mais ou menos assim assim. Desliga o fogão 3 ou 4 minutos antes de chegar ao ponto, coloca a tampa na panela e ao servir o risoto chega a textura desejada. Se terminarmos o cozimento por completo até que seja servido fica passado do ponto, entendeu?
VINHO: CHIANTI CLASSICO / VINICOLA: ROCCA DELLE MACIE / SAFRA: 2010 / CASTAS: 95% SANGIOVESE e 5% MERLOT / IMPORTADORA: DECANTER
RESTAURANTE: APETTITO BISTRO – Rua Fagundes Varela 38 C | São Cristóvão, Cabo Frio – Tel. 22 2644-7068
Pingback: Appetito Bistrô inaugura sua adega! - Las Chicas de la Xampi