fbpx

A taça faz diferença?

A taça faz diferença?

E aí? Você é daquelas pessoas que se não tiver a taça certa para o vinho faz logo bico?! Eu não!copita vino

Vou confessar que sim, a taça faz diferença! O formato ou o material deixam que os aromas sejam mais perceptíveis, e que as características visuais também sejam maiores… Mas nem todo lugar é possível ter a taça certa, talvez você esteja no meio de uma viagem e quer tomar um vinho no meio da praça, o que fazer? Ou mesmo culturalmente as pessoas não levam tão a sério esse papo… E estamos falando de pessoas que cresceram no meio da produção de vinhos, que fazem vinhos badalados ou somente para consumo da família.

le-cantine-del-redi-a-montepulciano-siena-L-DlJRa7

Vou contar “casos” para explicar melhor! Meu esposo é italiano, e sua família toda é de lá. Eles produzem vinhos para consumo próprio ou vender apenas pela vinzinhaça. E sabe que nunca tomei um vinho em taça de cristal por aquelas terras?  Tomamos nesses copinhos (foto 01), os típicos copos de cafezinho ou cachaça! Somente nos bares de vinhos posso me dar ao luxo de ter uma taça quando vou de férias visitar a família.

italia01

Na foto de cima estamos em Abruzzo, na casa da montanha… Uma boa pasta, queijo e vinho no copo! E na foto abaixo, estamos no apartamento de Roma petiscando um bom queijo antes do jantar… Mais uma vez nosso copinho de vinho! Já até melhorou, viu?! Não é copo de cachaça! rsrsrrs

italia02

Outro caso, em recente visita a um renomeado produtor de vinhos, me deparei com essa cena aí da foto (abaixo)! Bem tentei tirar uma foto melhor, mas tremeu e achei demais ficar tentando tirar diversas fotos para registrar o copo no qual estava degustando vinhos… Ok, ele colocou taças aos seus convidados e até brindou com uma taça, mas disfarçadamente ele voltava para o seu copinho para pequenos goles. Parece que a pessoa volta as suas origens, e consegue entender melhor os vinhos, afinal vem lá de trás esses hábitos. Simples e misterioso no meu ponto de vista. Ah… Não vou contar quem ele é, mas quem segue o site vai lembrar quem foi o produtor com quem estive nas últimas semanas… Mas posso dizer que nasceu e cresceu no meio de vinhedos, e faz vinhos renomeados.

copo vinho

Voltando há 6 anos atrás, eu professora universitária fui a uma festa de alunos queridos. E cada um levava sua bebida, eu levei meu vinho e sabia que não haveriam taças no local. Mas quem sou eu para exigir tal luxo ou mesmo chegar com uma taça em uma bolsa? Achei demais essa posição, e mesmo tendo alunos que insistiam em procurar uma taça eu terminei tomando meu vinho em um copo plástico. Claro, não levei nenhum grande rótulo, apenas um vinho mediano e preço amigo. Ando conforme o rítmo do local.

Eu tenho isso, sabe?! Aprecio uma boa mesa posta, boa taça de vinho, mas encaro qualquer mesa e copo para entrar no clima… E tudo com o propósito de não ser arrogante ou diminuir uma pessoa em um local. E volto a afirmar que sim, a taça faz a diferença! E são indispensáveis na minha casa. Mas não vou morrer se não tiver uma boa taça, ou melhor, não deixarei de tomar um vinho e curtir o momento se a opção é em um copo e fugindo de todas as regrinhas do mundo do vinho! O que não dá é para ser chato e deixar de curtir o momento!

Só de olhar a foto abaixo percebemos o excelente momento que essas daí estão tendo na Itália!!! E realmente o copo aí é apenas um detalhe! Peguei a foto na internet e acho que representa bem o que estou tentando passar nesse post!

OgAAAFkPQa0vw5kAieeWdbenIY5yD6N2-oJQDx_nQ51U-SB3pFzH5I9TgyjwwNsQSELaJi5OmFvQS5e0wS8ORgQpu6sAm1T1UA3Rv8MtUeS771Y2OE3m3DMrpUla

 

E você? Se rende a um copo? Ou só se tiver a taça certa? Seja lá qual for a sua resposta, só cuidado para não ser um chato do grupo!