Mais um vinho para o Minha Taça! E dessa vez é um vinho com selo de “PRODUTO ORGÂNICO BRASIL”.
Sabe o que é isso? No caso do vinho são aqueles que os enólogos optam por realizar um processo diferenciado desde o plantio até a vinificação. Vinho orgânico é o que não leva pesticidas, fertilizantes ou outros químicos no vinhedo. Produtos químicos no plantio são excluídos, e na fermentação é cultivado leveduras em vez de usar o dióxido de enxofre.
“O vinho contribui na diminuição do mau colesterol e aumenta o colesterol saudável, é anticoagulante e antioxidante; aumenta a imunidade contra gripes e resfriados, diminui a ocorrência de pedras nos rins e auxilia a prevenir diabetes e catarata. É importante ressaltar a importância da origem orgânica dos vinhos, uma vez que, em todos os alimentos orgânicos, sua atividade funcional é potencializada.” http://www.portalorganico.com.br
E hoje o Minha Taça foi com o vinho orgânico Las Moras Pacha-Mama, enólogo responsável Eduardo Casademont. Já experimentaram? Foi minha primeira vez! E sabe que gostei! Na verdade me surpreendeu! Faziam bons anos que não provava um vinho orgânico, e lembro de ter sido uma experiência não muito boa na época. Então dessa vez fui preparada para abrir a garrafa. E na verdade veio uma grata surpresa!
Um vinho com aromas de frutas vermelhas como cerejas e frutas negras como ameixa. Achei bem aromático e na boca também bem frutado, um toque de amargo, mas nada desagradável. E nada daquele Malbec carregado no carvalho e com um final extremamente adocicado. Um vinho honesto, com aromas e boca da uva, corpo mediano e acompanha um bate papo fácil com petiscos fácil. Não é um vinho para se guardar… Ou seja, comprou, tome! E tem um preço muito amigo!!!
VINHO: PACHA-MAMA / PRODUTOR: LAS MORAS / CASTA: MALBEC / SAFRA 2013 / PAÍS: ARGENTINA / IMPORTADORA: DECANTER
Olá, Márcia !!!
Outro dia enviei algumas indagações no seu blog, se poderia me repassar algumas informações à respeito do processo de produção de vinho em tinajas de barro ou potes de barro. Ficaria grato pelas informações.
Att, Emilio Melo Guedes,
Teresina – PI,
[email protected]
É verdade! recebi o seu email, mas nessa correria esqueci de responder. Hoje ainda tentarei responder a respeito do assunto.
Abraços
Marcia Anholeti
Pingback: Vinho Orgânico, Biodinâmico, Lutte Raisonnée... Qual a diferença? - Las Chicas de la Xampi
Pingback: Vinho Orgânico, Biodinâmico, Lutte Raisonnée... Qual a diferença? - Las Chicas de la Xampi
Pingback: Vinhos Orgânicos, Biodinâmicos e Naturais - Las Chicas de la Xampi