Esse vinho estava na minha lista para provar há tempos! Super recomendado por vários profissionais do mundo vinho e não poderia deixar passar essa oportunidade estando na Espanha! Assim como esse, os demais vinhos do mesmo produtor Casa Rojo são todos incríveis e divertidos! Então provei alguns em uma cata no Corte Inglés. E o primeiro aqui no site é esse o Alexander VS The Ham Factory.
O Vinho
Um corte das uvas Tinta Fina – leia-se Tempranillo, Cabernet Sauvignon, Malbec e Merlot com teor alcoólico de 14,5% vol. Os vinhedos localizados na Ribeira del Duero a 900 metros de altitude e rendimento do plantio baixo. O resultado é um vinho bem estruturado. Estágio em barricas novas francesas de 225 litros por 18 meses. E logo um período em garrafa antes de ser comercializado. Um vinho de cor ainda jovem para o violáceo. No nariz frutas negras, compotas e baunilha. Na boca tem impacto, encorpado, agradável na boca, tanino macio devido a madeira e que poderia seguir mais bons anos também na garrafa.
Harmonização
Esse vinho pede comida mais estruturada. Como o desenho do rótulo sugestivo ficaria com carnes e embutidos espanhóis. Se você não como carne, sugestão é o queijo Manchego curado que também tem o sabor intenso e acompanha bem o vinho.
Próxima Oportunidade
Comprar todos os vinhos do produtor porque amei todos os degustados. Os vinhos são divertidos e cada vinho tem uma uva e um rótulo diferente. Já bateu o arrependimento de não ter tomado mais, agora que estou escrevendo esse post. Fica a minha dica! Coloque na sua lista para provar!