Se tem um alimento que todo mundo sente dificuldade em harmonizar, pode apostar que é o chocolate. Por muitos anos até mesmo costumávamos falar que se limitava a sobremesa com Vinho do Porto. Mas hoje “crescemos” e abrimos mais nossa cabeça e achamos algumas harmonizações interessantes e possíveis… Vamos lá?
O primeiro vinho que vamos harmonizar é o queridinho francês Banyuls, que é um vinho fortificado e doce. Não só pela doçura harmoniza, como as pessoas costuma associar, mas sim pela untuosidade do vinho, aromas complexos e sem dúvida persistência na boca. Tente com as sobremesa com chocolate e cremosas e bem amargos.
O segundo vinho também um fortificado é o nosso querido Vinho do Porto. Esse já é bem batido na harmonização, e indico o Tawny para chocolates mais cremosos, como o praliné. E deixo o Ruby para os mais amargos e ácidos. Um Vintage vai bem com uma sobremesa bem rica em chocolate.
Um vinho que já experimentei e harmoniza bem, é o fortificado francês de Maury, podemos citar que na ficha técnica do Paul Mas de Maury indicam Gâteau de chocolat et poire avec sauce aux Morile (Pequeno bolo de chocolate e pêra, servida com redução de vinho Montilla-Moriles)
Existem chefs e autores de livros de gastronomia que ainda indicam um bom Cabernet Sauvignon com chocolate amargo e meio amargo, é o caso do Chef Dornenburg e Page – autores do livro What to drink with what you eat. Será? Muitos profissionais discordam!
“The idea that red wine and chocolate go together disturbs me. I don’t think it works. Port or Banyuls or another fortified wine, yes; Cabernet Sauvignon, no. Banyuls is magical, because very few wines work with chocolate desserts.” Joseph Spellman, MS, Joseph Phelps Vineyards
A casta Zinfandel que é trabalhada muito nos Estados Unidos como um vinho ou espumante rose demi-sec também harmoniza com sobremesas leves e a base de chocolate. Pense em frutas vermelhas, tortilhas e calda de chocolate.
E por último eu deixo o Tokaji com os chocolates… Hummm delícia!!! Mas lembrem-se se for um Tokaji com bastante aromas de laranja, tangerina, cítricos, experimente uma sobremesa que remeta essas características envolvido com chocolate. Que tal casquinhas de laranja cristalizadas com chocolate, e uma mais trabalhada é a sobremesa italiana Pastiera Napolitana, que é uma receita típica de Nápoles, uma torta doce de ricota e água de flor de laranja, que originalmente não leva chocolate, mas podemos criar uma calda e adaptar a sobremesa ao que desejamos.
Lembramos que normalmente todos esses vinhos também harmonizam com queijos de frisos azuis. Uma excelente escolha para aperitivo, ou como na Itália que se consome os queijos após refeição.