Mais um grande espumante na Minha Taça! Hoje escolhi o Ferrari para vocês conhecerem!!!
Um espumante italiano de altíssima qualidade e quem se dúvida merece o seu destaque sempre! Já falei do Ferrari Rosé AQUI! Hoje vamos falar do Ferrari Maximum Brut.
A Ferrari é uma vinícola muito tradicional na Itália, e sem dúvida merece muito respeito pelos vinhos produzidos. O Ferrari Maximum Brut é feito com 100% Chardonnay, e pelo método tradicional – SAIBA MAIS SOBRE O MÉTODO TRADICIONAL AQUI! E nessa “brincadeira” são 36 meses em contatos com as leveduras, ou seja, você vai encontrar estrutura nesse espumante.
Na Taça:
Apresenta uma coloração mais dourada com perlages finas, mas que explodem na boca. Na boca é tudo de mais maravilhoso, você acha o tempo em contatos com as leveduras decifrado por notas de pão, torrefação e castanhas. É persistente e sem dúvida eu poderia beber mais de uma garrafa! A cor dourada já bem avançada acredito que já é um reflexo do tempo do espumante, uma vez que era um Lote 2010 e estamos em 2014, tendo estimativa de guarda na ficha técnica de 5 anos.
Em casa preparamos um camarão para petiscar e por final uma pasta com camarão – de novo – e o resultado foi delicioso! Mas confira abaixo algumas dicas de harmonização da ficha técnica do Ferrari.
Diretrizes Enogastronômicas: carpaccio di branzino (carpaccio de robalo), triglie fritte (trilhas fritas), grigliata di scampi e funghi (grelhado de lagostins e cogumelos frescos), calamari ripieni alla griglia (lulas recheadas com alho, salsinha e pão banhado no azeite extra-virgem), tempura, sushi e sashimi.
Importante lembrar que mesmo não tendo safra, devemos tomar cuidado com a dica da ficha técnica quanto a estimativa de guarda dos espumantes. E como sabemos quando devemos tomá-lo? No contra-rótulo dos espumantes vem a data de engarrafamento, normalmente com a numeração do lote, tipo L10 (Lote Ano 2010) ou L125 2012 (lote 125 do ano 2012).
Pingback: Cozinhando e Harmonizando com Espumante Ferrari - Las Chicas de la Xampi
Pingback: Não é Champagne, mas é o melhor…