fbpx

Os rótulos de Charlie não morrerão!

Os rótulos de Charlie não morrerão!

O terrível ataque que aconteceu em Paris semana passada tira a vida de 3 grandes cartunistas franceses que eram irreverentes nos designs de rótulos de vinhos.

As palavras “Je suis Charlie” viajaram o mundo em solidariedade com as vítimas do ataque terrorista em Paris. Muitas pessoas, como eu por exemplo, não conheciam seus trabalhos, mas passaram a admirar. Então resolvi pesquisar um pouco mais sobre o que faziam. E para minha surpresa encontro um artigo da Decanter Magazine que relata o importante trabalho que 3 desses cartunistas tiveram no mundo do vinho desenvolvendo rótulos para lá de criativos, fora de contexto e impactantes.

Em Bordeaux o winemaker Gérard Descrambe fala da amizade com os cartunistas, e explica que foram mais de 40 anos encomendado trabalhos a Charlie Hebdo e outros, para tornar os rótulos atraentes que variavam de bêbado para sugestivas de humor sexualmente explícito.

 “Seu espírito era de rir de tudo e de expor a maior besteira do mundo. E eles foram mortos por o maior ato de besteira.” (Gérard Descrambe)

je suis charlie2

Carreira dos cartunistas como designers rótulo começou no início dos anos 1970, quando Descrambe e seu irmão, Christian, assumiu o lugar de seu pai no Château Barrail des Graves, na denominação St.-Emilion. E usava uma seleção dos rótulos de cada ano para a metade das garrafas que produz. ( A outra metade apresentam rótulos tradicionais de Bordeaux).

“Sempre foi minha filosofia para se divertir com o vinho”, diz Descrambe. “Há muitas pessoas em Bordeaux que não sabem como se divertir com vinho. Eles fazem isso muito sério. Como um ritual”.

je suis charlie3Em 2008, Descrambe vendeu suas vinhas St. Emilion, mas ele e seu filho, Olivier, ainda produzem cerca de 3.300 casos por ano de Bordeaux vinho  de denominação sob seu Château Renaissance (também com desenhos animados). Seus vinhos são exportados dentro da Europa e para o Japão, mas não para os Estados Unidos. (“Too complicated”, Descrambe.)

Descrambe diz que irá continuar a usar suas obras de arte em seus rótulos de vinhos que virão. “Humor é indispensável, é o que faz o desespero desaparecer”, diz ele. “São pessoas que não digerem bem que tornar-se constipado. É por isso que eles não podem sorrir.”

Seria bem legal termos esses rótulos em grande resolução para se tornarem posters, não?! Ficarei de olho na internet porque acredito que logo logo isso deverá acontecer!!!!