Se tem um tema que constantemente está nas revistas e nos sites de vinhos é a mudança climática do mundo. As uvas, os vinhos e o clima estão mudando… E sim os vinhos já não serão os mesmos!
Cientistas de Londres já comprovaram que o aquecimento global tem mudado o amadurecimento das uvas, e consequentemente o resultado, ou seja, o vinho também. Uvas como Pinot Noir, Merlot e Chardonnay estão crescendo mais rapidamente, e a sincronização entre o crescimento, o sabor, açúcar e acidez também tem sofrido mudanças.
Um número crescente de vinícolas estão lutando para identificar o momento perfeito para a colheita das uvas, para assegurar os seus vinhos e manter os sabores característicos do seu terroir, do seu rótulo e o esperado pelo consumidor, é o que diz uma pesquisa realizada por Kimberly Nicholas, professor associado de ciência da sustentabilidade na Universidade de Lund, na Suécia.
“A mudança climática está começando a afetar os sabores singulares que as pessoas esperam de diferentes vinhos – a experiência que você conhece e confiança de seus vinhos tintos e brancos favoritos”, disse Nicholas em um relatório publicado na revista Scientific American.
O tempo é uma peça fundamental na vinificação, mas o clima não está necessariamente relacionada como o melhor produto final, segundo Julian Alston, diretor do Instituto Robert Mondavi. E com esse pensamento, já visualizou as mudanças geográficas que estão ocorrendo, e diz estarem preparando mudanças “lenta e gradual”. Alguns produtores irão optar por castas diferentes, que melhor se adaptam ao clima. E tudo isso não é um grande problema para esses produtores, apenas uma adaptação. O mesmo não pode ser dito pelos produtores de Bordeaux ou Borgonha por exemplo. Regiões que estão sob a mira da legislação Européia de Vinhos, que define muitas vezes qual a uva que será plantada em cada região. E será necessário encontrar uma forma de mudar suas regras se quiserem continuar no mundo do vinho e encarar à mudança climática.
“Quando você crescer uma uva em muito quente o clima, ele tende a ser muito maior e mais ousado, que também tende a ser elevada pelo álcool”, disse Jones VICE News. “Vinhos alto teor de álcool tendem a não ir bem com comida, e é isso que fazemos -. Beber vinho com a comida”
E com toda essa mudança climática global, existem países que estão felizes… Um deles é a Inglaterra que terá clima mais apropriado para entrar de vez no mundo da viticultura. E sem dúvida novos hectares surgiram com melhor clima para a vinificação. Sem esquecer que a Inglaterra já começou a ensaiar bons rótulos como os da safra de 2003.
Fontes de pesquisa:
- https://news.vice.com/
- http://www.winebiz.com.au/
- http://www.wineanorak.com/