fbpx

El Principal Calicanto na Minha Taça!

El Principal Calicanto na Minha Taça!

Esse é Novo Mundo, mas tem ares das terras do outro lado do Oceano. Já vou explicar o porquê! O vinho de hoje é o El Principal Calicanto que venho das terras chilenas…

O Calicanto é daqueles com excelente nariz com frescor que lembra menta, flores, frutas vermelhas e maduras como cassis e amora. Mas tudo bem equilibrado e pode apostar que o carvalho francês faz a diferença aqui. Na boca é macio, redondo e agradável desde a primeira taça, e um final que persiste por um bom tempo.

calicanto02

O Calicanto é um corte, ou seja, mais de uma uva que nesse caso são 5 no total. E cada casta complementa a outra, assim como são os vinhos de Bordeaux. Uma traz estrutura, outra aromas, outra um toque de acidez… E assim vai! O enólogo estuda exatamente qual a composição ideal para aquele vinho e pode variar de ano para ano.

Diretrizes Enogastronômicas:Costeletas de cordeiro ao tomilho; Vitela com cebolas confitadas; Cortes bovinos assados na parrilla. (Ficha técnica Decanter Importadora)

Corte El Principal Calicanto: 59% Cabernet Sauvignon, 20% Carménère, 10% Cabernet Franc, 9% Syrah, 2% Petit Verdot

DICA:

Quer entender melhor o frescor que falo que o vinho apresenta? Eu fiz uma comparação degustando dois vinhos. O Calicanto em uma taça e ao lado o Luigi Bosca Malbec. Os dois vinhos são maravilhosos, mas quando degustados juntos se percebe bem a diferença. O Calicanto demonstra frescor e frutas vermelhas vibrantes, já o Luigi Bosca Malbec apresenta uma boca quente, frutas vermelhas em compotas e nada de floral. Essa é a minha dica para entender as características de cada vinho, e no final você escolher qual lhe agrada mais!