fbpx

Montirius Le Cadet na Minha Taça!

Montirius Le Cadet na Minha Taça!

Esse saiu agora! Tá novinho!!! Montirius Le Cadet é o vinho de hoje! Escrevo que está novinho porque é um recente vinho na carta da Decanter Importadora… Acredito que alguns poucos meses esse vinho entrou na lista e sem dúvida eu já separei uma garrafa para degustar e passar para vocês minha opinião.

Aqui estamos falando de um vinho da subregião de Sarrians, que  é uma comuna francesa na região administrativa da Provença-Alpes-Costa Azul, no departamento de Vaucluse. E é uma novidade para mim… Apesar de já conhecer a região em uma viagem anos atrás. Mas os vinhos não me lembro de ter dado muito importância para os tintos, era verão e eu me concentrei nos rosés.

Voltando ao vinho de hoje no Minha Taça, esse vinho é um corte das castas: 50% Grenache, 35% Syrah, 10% Cinsault e 5% Merlot. Assim como muitos vinhos do sul da França, prontos para serem tomados, frescos e corpo médio. O vinho não apresenta características de madeira, e analisando a ficha técnica hoje descobri que ficou em amadurecimento em tanques de cimento inerte com temperatura controlada, o que proporciona mais vivaz ao vinho.

montirius01

O que eu achei do vinho? Agradável! Nada excepcional, mas tem o seu encanto para dias de verão quando você quer um vinho tinto e não deseja se aventurar em algo com corpo de mais, álcool alto entre outras características que buscamos em muitos tintos. Aqui é possível encontrar estrutura, mas dentro de um limite, álcool médio sem ser agressivo, acidez vida como já mencionei e corpo médio. Um vinho perfeito para um bate papo sem compromisso, podendo harmonizar com massas e carnes braseadas como um churrasco.

Olha só que diz a ficha técnica:

Caracteristicas Organolépticas: Coloração rubi de média concentração. O leque olfativo está marcado pelas frutas vermelhas, seguidas de especiarias picantes, couro e tomilho. Em boca é macio, com taninos bem integrados ao conjunto, o frescor é estimulante e dá suporte na ótima persistência.

Gostaram? Espero que sim! E recomendo à todos provarem vinhos diferentes, saírem da mesmice de sempre provar vinhos da mesma região, mesmo país, mesmas castas… Inove! Busque novidades e avance no seu conhecimento!