Vinho natural, vinho orgânico, vinho biodinâmico e vinho Lutte Raisonnée… São tantos os nomes e tipos de vinhos que mal entendemos a diferença entre eles… Só temos uma certeza, o vinho é obtido da fermentação da uva! Alguém dúvida? E por favor, sem aquele papo que existe vinho de maçã e outras frutas… Não considero isso vinho! ok?!
Então para facilitar eu resolvi explicar a diferença entre esses nomes que surgem nos rótulos de alguns vinhos, e que atualmente têm sido bastante procurados por apreciadores de vinhos “naturebas”. Mas deixamos claro que essa prática de se fazer o vinho natural é bem antiga e tradicional principalmente entre produtores franceses e italianos.
TIPOS DE VINHOS NATURAIS:
1.VINHO NATURAL: é vinho feito sem a intervenção tecnológica química e mínimo possível no cultivo de uvas e no processo de torná-lo vinho. O termo é usado para distinguir o vinho espumante, vinho orgânico e vinho biodinâmico, por causa das diferenças nas práticas em cada adega. Todos os vinhos naturais são produzidos organicamente no mínimo, e muitos produtores possuem vinhas biodinâmicas também.
2. VINHO ORGÂNICO: produzido sem uso de agrotóxicos, como pesticidas, herbicidas e fertilizantes sintéticos que são substituídos por compostos orgânicos, assim como a utilização de animais que podem comer pequenos insetos e pragas. Na vinícola o uso de leveduras, microoxigenação e outros produtos são evitados na produção do vinho.
3. VINHO BIODINÂMICO: está mais avançado que o orgânico, já que se utiliza a energização e revitalização dos vinhedos através dos princípios básicos da biodinâmica, ou seja, respeitando a influencia da lua e do sol sob as plantas. Um equilíbrio entre reino animal, vegetal e mineral.
4. VINHO LUTTE RAISONNÉE: Luta Fundamentada – seria essa a tradução? Os produtores que praticam este tipo de “luta” na viticultura utilizam produtos químicos com menos frequência e menos agressivos do que os produtores convencionais. Os produtores que pretendem usar esta abordagem estão sujeitos a nenhum sistema de freios e sem limites acordados quanto ao que é permitido.
E para quem estiver procurando uma dica de vinho com preço bem interessante, olha só esse aqui do Minha Taça que eu degustei tempos atrás…
Pingback: Vinhos Orgânicos, Biodinâmicos e Naturais - Las Chicas de la Xampi