Parece que teremos um curso WSET 3 nos próximos meses!!! Tenho recebido bastante pergunta sobre a prova e o que acha que devem estudar… E eu sou daquelas que gosto mesmo de ajudar, tenho a “alma” de professora e sempre gosto de passar dicas, ensinar e aplaudir o sucesso de todos que superam seus estudos. Então mesmo já tendo feito matérias aqui no site e gravado vídeos sobre o assunto, resolvi reforçar com mais algumas questões que podem surgir na sua prova.
Hoje as questões da prova do WSET 3 que irei abordar são referentes aos climas, solos, montanhas, rios e ventos. É muito importante dedicar uma parte do estudo para esse tema porque realmente cai na prova. Então elaborei 5 questões que podem cair na sua prova. Leiam, copiem, imprimam, refaçam as questões, procurem mais detalhes no livro para entenderem essas questões e não apenas decorar. E ainda sugiro que vocês busquem imagens na internet sobre o tema, eu tenho uma memória visual muito boa para estudo, e falar de um vento e visualizar esse fenômeno me ajuda bastante, então nessas horas boas imagens da internet são perfeitas.
Bordeaux – Floresta artificial (bosque das Landas) | Rio Garone | Corrente do Golfo
- Bordeaux tem um clima moderado que se beneficia do efeito de aquecimento da corrente do Golfo.
- Essa corrente trás água morna desde o Caribe (sobe pelo Rio Garone), prologando a temporada de crescimento.
- As vinhas são protegidas da pior parte da tempestade do Atlântico pelos bosque das Landas e suas dunas na encosta.
África do Sul – Vento Cape Doctor | Corrente de Benguela | Vale das Montanhas | Solo Diferenciados
- Clima mediterrâneo, apesar de algumas regiões apresentarem temperaturas muito altas no verão.
- Corrente de Benguela nasce perto da Antártida e passa pelo extremo sul da Africa e sobe pela encosta ocidental, produz um efeito de arrefecimento. Que é intensificado pelo forte vento Cape Doctor do sudeste que trás um ar arrefecido também.
- As montanhas possuem enorme diversidade de altitudes, orientações e multiplicade de solos, contribuindo para a diversidades das regiões vinícolas.
Chile – Corrente marítima | Montanhas
- Clima mediterrâneio moderadamente quente. Em anos de EL NIÑO a precipitação pode aumentar drásticamente (ocorreu o último em 2016).
- A corrente fria de Humboldt corre pela encosta do Chile, desde a Antártida. Sopram ventos frescos para o interior ao longo dos vales fluviais. Nas áreas muito próximas as encostas por haver nevoeiros. Arrefecimento desses ventos ocorre mais nas áreas baixas da Cordilheira da Costa.
- As vinhas mais próximas aos Andes (montanhas) o arrefecimento é causado pelo ar frio que desce das montanhas a noite, proporcionando amplitude térmica.
Chateauneuf-du- Pape | Vento Mistral | Solos
- Solos pedregosos que absorvem muito o calor do sol favorecendo a maturação da uva.
- Clima mediterrâneo, diferente do Rhone Norte. E solo muito mais plano também.
- Vento Mistral vem do norte chega mais forte na região e pode causar danos as vinhas. Se constroe uma cortina de abrigo para proteger as vinhas.
Douro -3 Subregiões | Climas
- Baixo Corgo: vinhos mais ligeiros – vinhas plantadas em encostas muito íngremes nas margens dos rios. Vinhas eram plantadas originalmente em solcacos, terraços estreitos e suportados por muro de pedras. (estudem toda essa parte de solcacos) – região mais próxima ao oceano e com mais precipitações anual, chegando a 1200 milímetros.
- Cima Corgo: maior numero das melhores vinhas – Vinhas plantadas diretamente nas encostas e não em terraços. Ajuda de guincho para colheita. – região com influência marítimo, mas já com indícios de clima continental, menor precipitação com média de 900 – 700 milímetros.
- Douro Superior: plantações dispersas e fonte de vinhos de alta qualidade. – porcentagem de vinhas mais planas, sendo utilizada mecanização para a colheita, custo mais baixo de produção.- clima mais continental com pouca chuva na fronteira com a Espanha.