fbpx

Sauternes volta ao fiasco de 30 anos atrás…

O blog ficou “abandonado” no quesito matérias mais didáticas ou informativas. Sendo assim, tentarei pelo menos uma vez a semana publicar um artigo mais nesse sentido.

Vamos começar pelos deliciosos e famosos Sauternes. 800px-Sauternes_01Ok, eu sei que muita gente não gosta dos vinhos licorosos, mas são excelente pedidas para um aperitivo ou digestivo. Então vamos lá!OB-IO675_sauter_G_20100521112458Porque começo por eles? Ah… Porque ontem li uma matéria na Revista Decanter que deixa nossos corações tristes…  Devido as péssimas condições do clima em 2012 na região, os principais produtores não produziram vinhos esse ano. A primavera foi úmida demais, as uvas tiveram uma maturação irregular e poucos produtores conseguiram seguir adiante. Um exemplo citado é do principal produtor da região, Yquem, que a última vez que não produziu um vinho foi em 1992 e depois de 30 anos volta a repeti-lo!

E o que são esses vinhos licorosos de Sauternes?107746830_sauternes_302911c

Primeiro posicionamos aos iniciantes no mundo do vinho, que Saunternes é o nome de uma subregião do distrito de Graves – localizado ao Sul de Bordeaux – França, e por isso seus vinhos levam seu nome.  Os vinhos são produzidos a partir de um  fungo microscópico (Botrytis cinerea) que rompe a casca das uvas, causando uma desidratação e consequentemente uvas com maior concentração de açúcar e menos água. Diferente de outros vinhos licorosos espalhados pelo mundo, a concentração alcoólica dos Sauternes não são exageradas, mantendo em média 13%vol.Semillon-Wine-GrapeAs uvas permitidas pela legislação são as Semillon, Sauvignon Blanc e Muscadelle, sendo a primeira a mais importante na produção desses vinhos.A diferença entre os bons e ruins vinhos da região fica por conta da espera do fungo chegar naturalmente as suas uvas, e parece esse ter sido o problema de 2012. O clima não ajudou e os bons produtores preferiram não seguir adiante com seus vinhos. Talvez vendam suas uvas para produtores mais simples, façam vinhos para consumo local, mas não com seus rótulos que trazem junto com o nome a qualidade e tradição da região.São vinhos para momentos especiais, não são para qualquer hora do dia ou bate papo. São vinhos que não tomamos duas ou três taças, e sim apreciamos como pequena dose de um licor. Na posição de digestivo, o Sauternes pede queijos de frisos azuis, sobremesas aromáticas e até mesmo que arrisque chocolate, sem comentar dos deliciosos marzipans.

Então fica minha dica para você correr e comprar algumas garrafinhas para o estoque! E garantir que o seu 2013 não será prejudicado pela baixa safra de 2012.