fbpx

Um Vinho Verde para uma noite quente…

Um Vinho Verde para uma noite quente…

Sabe aquele dia que chegamos em casa e queremos uma boa taça de vinho, mas tá calor demais? Para mim, uma boa escolha é um vinho verde. E foi assim que escolhemos o menu da noite! Depois de decido o vinho!!! Delícia!!!

Escolhemos o Vinho Verde Muros Antigos – Anselmo Mendes – já comentado aqui no blog. Preparamos camarões, uma salada e brusquettas de tomate. Simples assim, e delicioso demais!!!

foto

O Vinho apresenta uma acidez bem marcante, o que é comum nos vinhos verdes. Um toque de mineralidade, frutas cítricas, pêssegos e flores brancas. Na boca é marcante e de excelente potencial. Sem dúvida, um vinho verde que entra na categoria custo X benefício.

Nome: Muros Antigos Loureiro  / Castas: Alvarinho e Loureiro / Produtor: Anselmo Mendes / Importadora: Decanter

Conhecimento: Eu vou tentar, sempre que possível, contar uma historinha do vinho ou da região para criar uma matéria mais aprofundada a aqueles que querem adquirir mais conhecimentos sobre vinho, ok?! então vamos lá!

O tema hoje é Vinho Verde, então vamos falar um pouco de um erro bem comum que ainda escutamos muito por aí…

Algumas pessoas acreditam que o vinho se chama verde porque as uvas são colhidas verdes, e não é bem assim! Na verdade o nome faz referência a subregião que se chama VERDE e é um DOC. Então fica assim: Portugal – Douro – Minho – Verde (Entre-Douro-e-Minho). E ainda existem as subregiões do Vinho Verde,que são 9 no total.

As uvas do Vinho Verde são colhidas jovens, o que não quer dizer verde. E é aí que vem o problema. Uma literatura errada e entendemos que jovem é verde. Errado! Entendeu? O famoso vinho verde pode ser encontrado branco, rosé e tinto. Verde somente no nome!

2 comentários sobre “Um Vinho Verde para uma noite quente…

Comentários estão encerrado.