fbpx

Dose dupla!

Dose dupla!

Se tem uma coisa que gosto no mundo do vinho é colocar os vinhos lado a lado e definir as qualidades de cada um e eleger o meu preferido! Recentemente uma prova que fiz foi o badalado Montes Alpha – Chile. Tanto o Cabernet Sauvignon quando o Merlot sempre foram bem cotados entre revistas e críticos.

O Montes Alpha foi o primeiro vinho Premiun do Chile, e por isso ganhou muito destque. Inicialmente começaram apenas com o Cabernet Sauvignon, mas recentemente até Carmenere foi produzido.

O primeiro que provei foi o Montes Alpha Merlot 2010.  Um vinho fácil de beber, pronto, redondo e também pode ficar mais uns bons anos na garrafa facilmente. Achei muito frutado, tipo berries, tabaco e sem dúvida um spicy delicado. Lendo a ficha técnica percebo que leva 10% de carmenere, talvez seja essa a sensação mais aromática que percebi no vinho. Um excelente vinho, mas não posso dizer que me apaixonei.

A segunda prova, alguns dias depois, foi a vez do Montes Alpha Cabernet Sauvignon 2010. Um safra badalada, eleita por críticos como excelente custo benefício. E até ganhou 91 pontos de Parker!!! O que eu achei do vinho? Mais estruturado que o merlot, ninguém tinha dúvida disso, um toque bem mais  vegetal. As frutas vermelhas surgem mais elegantes, e tabaco mais delicado. Se percebe que o carvalho é trabalhado de forma mais clássica e sim, a fama de um Bordeaux Chileno pode ser dada a ele!  Gostei bastante, um vinho até um pouco enigmático… Aromas não decifrados. Esse posso dizer que me apaixonei!

montes22

Vinícola: Viña Montes / Vinho: Montes Alpha / País: Chile / Importadora Brasil: Mistral