fbpx

Falando de Riesling… Nesse calor vai bem!

Falando de Riesling… Nesse calor vai bem!

Que verão, hein?! Aqui no Rio de Janeiro não fica menos de 35 graus!!! Calor o dia todo e a noite igual! Então minha dica é investir em vinhos brancos e rosados.

E pensando em qual escolher para postar aqui, escolhi na verdade a uva! Vamos falar da Riesling e logo indico vinhos da uva, ok?!

A Riesling é pouco apreciada por nossas terras, uma casta clássica da Região da Alsácia e faz vinho poderosos, frescos e também intensos.  Produzida em vários países, até mesmo no Brasil, os vinhos dessa casta pode apresentar estilos bem diferentes.  Uma coisa é certa em todos os lados, apresenta muita acidez, cor rosada e potencial de guarda.

Então, vamos aos vinhos?

O primeiro vinho é o Luigi Bosca Riesling da Argentina 

lb_riesling-2010

A vinícola quase dispensa apresentações, né?! Uma das casas mais tradicionais – já estão na quarta geração – e com excelente conceito no mercado. A família Arizu, que tenho prazer de conhecer e por muitas vezes  trabalharmos juntos é um espetáculo. Seus vinhos são resultado de muito trabalho e amor por todos eles.

Esse Riesling do Luigi Bosca é divino. A cor é bem clara, apresenta aromas de flores e frutas brancas e um toque de limão. Ainda se percebe mel e amêndoas… Na boca é marcante, seco, frutado e acidez equilibrada.  Prepare petiscos com pescados, como carpaccio de salmão ou surubim e pequenas torradas com azeite… A noite será perfeita!

O segundo vinho é um autêntico alsaciano! Domaine Paul Blanck Riesling – França.FBKW01

Um vinho típico, com características clássicas. Coloração palha, e nariz com tons de frutas cítricas, flores brancas e mineralidade. Mais uma vez impera os peixes e mariscos para a harmonização, e até mesmo uma moqueca baiana é indicada! Como apresenta estrutura, a dica é peixes com mais temperos e mariscos mais fortes.