Gallo Nero nas garrafas de Chianti

Você já reparou que alguns vinhos italianos “Chianti” têm um desenho de um galo preto no gargalo? Repare só!

O galo é símbolo da história do vinho de Chianti. E é um orgulho para os produtores. A região localizada na Toscana, uma das principais regiões produtoras de vinho do mundo, é subdividida sendo as mais conhecidas Chianti Rufina, Chianti Colli Senesi e o Chianti Clássico.

Diz a história que existia uma rivalidade entre as cidades de Siena e Florença, e dois cavaleiros resolveram se enfrentar pacificamente para definirem os limites das terras de cada cidade. E foi em uma “batalha” de galos que tudo começou! Cada cidade escolheria um galo, e no dia seguinte no primeiro cantar do galo o cavaleiro saíria de suas terras em direção a do oponente, e quando os dois se encontrassem sería  ali delimitado a fronteira. A cidade de Siena escolheu um galo branco e o alimentou bem para que cantasse forte no amanhecer do sol, e Florença um galo negro que deixou sem alimento por toda a noite. E foi o galo negro que despertou antes ainda do amanhacer e cantou fortemente, talvez por pedir comida?! Enquanto o galo branco seguiu dormindo e levou horas para cantar.  A verdade é que o cavaleiro de Siena somente conseguiu cavalgar 12km enquanto o cavaleiro de Florença chegou próximo a Siena e ficou com a maior parte do território.

chiantilogoOs vinhos de Chianti seguem uma legislação local, e a sangiovese é a principal casta, e  pequena porcentagem de outras castas como Colorino, Canaiolo e até mesmo castas brancas como Malvasia é permitido.  A DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida) foi revisada em 1990 e ficou permitido aos produtores produzirem um Chianti 100% Sangiovese e ainda adicionar cepas inovadores como Cabernet Sauvignon e Merlot.  Acrescento ainda que 2/3 dos vinhos Chianti DOCG são produzidos fora da região do Clássico.

Chianti-Classico-May04-D005

E vamos tomar um Gallo Nero!! Mas isso é assunto para outro post!

 

 

 

Um comentário em “Gallo Nero nas garrafas de Chianti

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.