fbpx

Nicodemi na minha taça!

Nicodemi na minha taça!

Oh taça boa!!! Os italianos sempre são um espetáculo! Mais um na minha taça para eu contar por aqui! Dessa vez foi o Montepulciano d’Abruzzo DOC da Nicodemi. E teve alguém do meu lado que suspirou profundo ao lembrar do quintal de casa…

O vinho! Não, não é um vinho assim… É um vinhaço! Aposte!  No bouquet e na boca impressionam, marcante, tânino redondo e firme, presença de berries escuras, e eu sinto sempre um pouco de frescor dos vinhos dessa região, na ficha técnica fala em menta e acho que é esse o “meu” frescor. O vinho é equilibrado, tem elegancia e nada de excessos de carvalho.

Un vinho para refeição, vou repetir isso em todos os italianos, estejam certos! Acho que os vinhos italinos são para harmonizar! Pedem comida!! Delícia!!! Nós tinhamos preparado um petisco a base de queijos para acompanhar antes do almoço, mas fiquei imaginando uma boa polenta com um molho de tomate suculento e queijo pecorino jogado por cima… Para quem come carne pode seguir em frente porque casa maravilhosamente com carnes assadas e bem temperadas.

  nicodemiblog02

Tips:

Abruzzo tem uma classificação regional, e os vinhos se baseam em duas cepas: para os vinhos brancos a Trebianno d’Abruzzo DOC e para vinhos tintos a Montepulciano d’Abruzzo DOC.  Os produtores locais adotaram o IGT Abruzzo (Indicação Geográfica Típica) para outros vinhos produzidos a partir de castas que não se destacam como em outras regiões.

VINHO: MONTEPULCIANO D’ABRUZZO / PRODUTOR: NICODEMI / CASTAS: MONTEPULCINAO/ SAFRA: 2008/ PAÍS: ITÁLIA / IMPORTADORA: DECANTER