fbpx

Minha Taça hoje é Plansel Selecta

Minha Taça hoje é Plansel Selecta

OK!!! Vamos falar de um vinho português hoje! Um daqueles queridos que temos na adega e até dá pena de abrir a garrafa… Mas chegou a hora dele entrar aqui no site na Minha Taça e para isso eu preciso tomá-lo!

O vinho pertence a Vinícola Plansel  que que começou com a ida do Alemão JORGE BÖHM a Portugal, e deu continuidade com Dorina Lindemann, sua filha. Hoje a vinícola é sob os seus comandos, e a terceira geração já entra em ação! Eu sou amiga da Dorina, já estivemos em vários eventos juntas, viagens e almoços que sempre terminam em boas risadas e saudades. Então sou uma apaixonada por seus vinhos, e sempre que posso falo com muito carinho deles.

Esse Plansel Touringa Franca fazia algum tempo que não provava e foi bom demais. O vinho que já tem alguns anos estava perfeito na taça. Aromas de cerejas vermelhas bem marcante, fresco e especiarias. Madeira moderada, elegante e sem exageros, os taninos estão macios para mim, mas algumas pessoas podem achar que seca um pouco na boca, mas para mim esta perfeito. O vinho vai tem guarda longa e por isso tem estrutura. Estimativa de 8 anos na ficha técninca.

Eu resolvi tomar acompanhando um risoto de queijo curado e páprica doce. E foi uma delícia! Mas me aventurei… Não me julguem! Quem nunca??? Coloquei uma posta de peixe no prato, e dei uma degustada no vinho com o peixe para ver a sensação. Apesar do vinho ter ficado bem mais pesado, não senti metalizado na boca, que normalmente sentimos. Mesmo assim,  eu não arrisquei muito e preferi apreciar o vinho antes do peixe e pós peixe.  Sem dúvida o vinho pede carnes mais pesadas ou um risoto bem “gordo”, que nesse caso até ficou legal.  Minha dica? Carnes de boi e risoto com vinho tinto e parmesão.

plansel02

Falando da uva Touringa Franca

A casta é portuguesa e com ela se faz vinhos como o do Porto. E escolhida por proporcionar frutas vermelhas e bourquet profundo e persistente, taninos mais leves, e vinhos menos concentrados que a “irmã” Touringa Nacional. Tem sido cada vez mais plantada no sul do país em regiões como Estremadura, Tejo e Alentejo que têm se empenhado.  Ocupa 4 vezes mais o plantio que a Touringa Nacional.

VINHO: PLANSEL SELECTA / PRODUTOR: PLANSEL / CASTA: TOURINGA FRANCA / SAFRA: 2009 / REGIÃO: ALENTEJO / IMPORADORA: DECANTER

Um comentário em “Minha Taça hoje é Plansel Selecta

Comentários estão encerrado.