fbpx

Pinot Grigio ou Pinot Gris… Uma excelente escolha para o verão!

Pinot Grigio ou Pinot Gris… Uma excelente escolha para o verão!

Existem dois nomes para essa casta, na Itália conhecida por Pinot Grigio, e na França por Pinot Gris. E claro, pelo mundo afora, cada produtor escolhe o nome que mais lhe convém, ou melhor, de acordo com a origem e estilo de vinhos que produz. Ou seja, alguns produtores seguem mais a cultura italiana e por isso optam pelo Pinot Grigio, já outros como é o caso do Estado do Oregon nos EUA, muitos produtores são de origem francesa, e por isso utilizam o nome Pinot Gris no rótulo.

O importante é você entender que se trata da mesma casta, e que pode ser uma excelente pedida para esse verão. Sabe porque? No geral são vinhos brancos secos, corpo médio para ligeiro. Nada de vinhos pesados ou muito alcoólicos. Aqui falamos de algo refrescante.

pinot grgio02

FRANÇA:

Na França, a Pinot Gris é produzida muito na região da Alsácia, e podem ser mais encorpados que os italianos, mas também apresentam a sua versão quase secos, e que lembram frutas tropicais como a banana. Além de um toque especiado como o que vem do gengibre.

ITÁLIA:

Na Itália a Pinot Grigio é cultiva em quase todo o país, e você vai encontrar vinhos de corpo médio para ligeiro, frescos, acidez média e de fácil agrado. E aqui podemos destacar a região de Trentino- Alto Adige e Friuli_Venezia, que produzem vinhos com mais destaque, mais características marcantes e até mesmo mais maduro. Lembrando frutos secos como damasco e pêssego, além do mel.

PELO MUNDO:

Outro país que tem se destacado com a Pinto Gris é a a Nova Zelândia, que está produzindo em grande escala, as vezes em um estilo francês e outras no estilo italiano.

COMIDA:

pinot harmonizacao

E essa foi a minha dica para o seu verão. Um vinho branco com uma casta que começa a ganhar espaço no mercado brasileiro. E vale a pena estrar na lista dos vinhos a serem degustados. Diferente das clássicas Chardonnay e Sauvignon Blanc, essa casta pode ser uma excelente pedida para bate papos e happy hours com os amigos sem compromisso.