fbpx

Incêndio nos vinhedos da África do Sul

Incêndio nos vinhedos da África do Sul

Nos últimos dias, meu twitter foi “bombardeado” de fotos do incêndio que aconteceu nos vinhedos da África do Sul. E definitivamente, não são imagens legais de se ver… São anos de trabalho que somem em questão de horas… E muitas vinícolas se perguntarem o que irão fazer. E foi exatamente isso que aconteceu nos últimos dias na África do Sul.

Mais uma vez, os vinhedos da África do Sul são atingidos pelo fogo. Sim, digo mais uma vez, porque em 2015 também ocorreram focos de incêndio por lá. O calor excessivo, a seca do local e os fortes ventos transformam uma faísca em um grande incêndio em questão de horas, e esse ano não foi diferente.

southafrica

Faz alguns dias, exatamente dia 19 de janeiro, que o fogo começou em Jogannesdal, perto de Stellenbosch, uma grande área produtora de vinhos. E desde então, começaram a aparecer notícias em sites, jornais e twitters das vinícolas com fotos e relatos do ocorrido, que parece já está controlado, mas sem dúvida que causou muitos danos. Os jornais comentam que o fogo se alastrou por 90km, pegando áreas como Idas Valley, Simondium, Paarl e os pés das montanhas de Simonsberg, que é a área mais afetada. Várias vinícolas já disseram terem sido afetadas pelo fogo como Kanonkop, Uitkyk, Muratie, Rustenberg, Delheim Estate, Warwick Wine Estate Winery e Tokara

southafrica2,

O fogo e suas consequências:
  • Se o fogo atingir a plantação, toda a área está condenada por uma boa temporada. É preciso fazer novas plantações, cuidar do solo queimado e isso levará anos para novamente ser uma área produtora.
  • Mesmo que o fogo não chegue as vinhas, a fumaça chegando já causa vários danos. A fumaça pode grudar na casca das uvas, o cheiro pode se infiltrar na fruta e consequentemente o seu vinho estará com aromas e paladar alterados por essa cinza.
  • E mesmo que a vinha ainda não esteja com frutos a fumaça pode ser absorvido pela planta que irá armazena-lo até que possa transportar para o fruto todo esse composto aromático que se mantem em suas folhas, caule e mesmo solo. Em inglês é utilizado o termo “taint” para classificar os vinhos que apresentam essa característica esfumaçada que é sinônimo de um problema de saúde da planta. 

Imagens da queimada de 2015southafrica2015b

southafrica2015

Agora é esperar para ler o que as vinícolas irão dizer após o fogo ser totalmente apagado e acabarem as cinzas no ar. Somente depois disso é que poderão calcular o total de danos em seus vinhedos. Nós aqui, apreciadores de um bom vinho Sul-africano esperamos que não tenha sido tão alto assim os prejuízos e que a safra de 2015/2016 que parecia vim como ótima continue positiva!