Minha Taça: Tanagra Villard e Restaurante Casa Botha

Mais uma dica deliciosa nas redondezas de Santiago, dessa vez vamos falar do Restaurante Casa Botha que está em Casablanca – Chile. Uma região produtora de vinhos e obviamente a casa não poderia deixar de ter uma excelente barra com diversas garrafas de vinho.

Eu fui visitar as novas instalações da Villard, e no caminho paramos para almoçar a convite de Charlie. Eramos em três: Charlie Villard, Nicolàs Le Baux (Restaurante Baco) e eu. Cada um pediu um gnocchi diferente para podermos experimentar de todos e comemos de colher de tanta cremosidade!!! O vinho não poderia deixar de ser Villard, já vou falar dele!!!

Eu pedi o gnocchi com queijos já que o vinho escolhido era bem estruturado, o Charlie pediu o clássico a bolonhesa e o Nicolàs pediu ao pesto.  O que achei? Divino! Voltarei com certeza!

botha01botha02botha03

O vinho? Ah!!! Charlie escolheu o seu vinho! O que produz com a máxima atenção e obviamente o que ocupa o mais alto degrau na vinícola, o Tanagra Villard. Aqui no Brasil você encontra na importadora Decanter ou nas lojas de seus representantes por todo o Brasil, como na Emporio Portofino aqui na Região dos Lagos – RJ.

O que posso falar do vinho? Tudo que um Syrah pode ter e um pouco mais! Em seu olfato já denuncia que é um Syrah com notas de especiarias bem marcantes e fruta madura, e na boca se confirma com mais estrutura, acidez dando bastante frescor e taninos que deixam claro que o vinho pode ficar bons anos ainda na garrafa.

botha04 tanagra

Toda essa potência que encontramos no vinho, é o resultado de um trabalho diferenciado com as uvas. Charlie optou por um plantio em Gobelet – sistema de plantio muito utilizado em Beaujolais, Chateauneuf-du-Pape e no Rhone – e com a distância bem pequena – aproximadamente 1 metro entre as plantas – o que faz com que as plantas briguem entre si para ver quem conseguirá extrair mais água e todas as suas necessidades da terra. Sendo assim, crescem mais fortes e suas raízes mais profundas. Resultado? Uma uva com mais potencial.

Tirei algumas fotos do local, mas na verdade parecem todas iguais e quase não se percebe o cacho de uva, que está por baixo das folhas. Perguntei ao Charlie se não iria realizar a poda, e para minha surpresa me disse que sim, foi feito poda, e agora é tempo de fazer a amarração das folhas para cima e logo os cachos pegarem um pouco de sol nas últimas semanas de maturação.

syrah tanagra

E essa foi a dica de hoje. Um delicioso restaurante e um excelente vinho em um passeio por Casablanca.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.